Cuiabá, domingo, 16/06/2019
17:21:02
informe o texto

Notícias / Ciência, Saúde e Tecnologia

07/06/2019 às 20:48

Ministério da Saúde aprova entrega do HMC por etapas

“Entrega do HMC por etapas é vista com bons olhos pelo Ministério da Saúde”, diz coordenador do órgão

Leiagora

Ministério da Saúde aprova entrega do HMC por etapas

Foto: Gustavo Duarte

O Ministério da Saúde aprovou o planejamento da Prefeitura de Cuiabá em entregar o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em etapas. 

O coordenador-geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Rafael Leandro de Mendonça, esteve em Cuiabá um dia antes da entrega da 3ª etapa, realizada no último dia 30. Ele visitou a unidade e destacou a importância do hospital para Mato Grosso. 

“A entrega em etapas é vista com bons olhos pelo Ministério da Saúde, pois demonstra que o cronograma foi bem planejado, observando as legislações e as especificidades comuns aos espaços médicos. Cada ala sendo inaugurada no seu tempo determinado favorece o nosso principal objetivo, que é o paciente, o usuário do SUS. Importante ressaltar que dentre os hospitais que estão com os cronogramas prontos, o HMC é um dos principais que já se destaca em nível nacional pela excelência que está sendo implantado e pelo parque tecnológico que o compõe”, frisou o coordenador geral.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que o HMC é um marco na saúde pública no estado. “Entregar este hospital foi um compromisso de campanha que eu fiz com a população e quero aqui agradecer a união da classe política mato-grossense em prol da realização deste sonho. Ver este hospital funcionando é uma realização pessoal para mim, principalmente quando ouvimos do representante do Ministério da Saúde, que o HMC está entre os 3 melhores hospitais do Brasil em implantação”, comentou Pinheiro.

A vinda do representante oficial do Ministério da Saúde à Cuiabá faz parte das ações de vistorias de rotina com vistas na liberação de recursos, dentre eles o custeio de pouco mais de R$ 48 milhões, assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que esteve na Capital de Mato Grosso em abril, quando houve também a fiscalização da 2ª etapa entregue à população.

Conforme explicou o coordenador geral, a missão das visitas técnicas têm sido analisar a qualidade e cumprimento de cada etapa do hospital, bem como os serviços que já foram colocados em funcionamento. Tudo isso feito por vastos registro fotográfico, além de informações técnicas e operacionais colhidas entre funcionários e pacientes. Os dados, conforme relatou, que vem impressionando positivamente, servirão de subsídios para a confecção de relatórios e culminarão na liberação de recursos.

"Este é um procedimento padrão do Ministério da Saúde e o faremos até a entrega total do HMC. Ou seja, voltaremos em outros momentos para avaliar a qualidade do serviço ofertado, pontualmente à medida que as etapas forem sendo entregues. Mas, é importante destacar que saímos daqui extremamente satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado para servir a população mato-grossense. Isso porque, sem dúvida, este hospital será um importante ganho para o SUS - Sistema Único de Saúde, não apenas de Cuiabá, mas de todo o estado que busca atendimento aqui. A excelente impressão de tudo o que analisamos, oferta segurança e respaldo para que possamos buscar a viabilização de mais ajuda financeira. Com toda certeza, Cuiabá continuará contando com o nosso apoio”, concluiu. 

HMC – Com as três entregas realizadas, o HMC já oferta 180 leitos clínicos, ambulatório, enfermaria, farmácia satélite, parque de imagens que atende serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além do refeitório.
Direto da assessoria, Oziane Rodrigues

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet