Cuiabá, quarta-feira, 18/09/2019
09:31:18
informe o texto

Notícias / Cidades

08/06/2019 às 10:21

Secretaria Municipal de Educação faz levantamento de demanda para EJA neste sábado

Durante mutirão do projeto Judiciário em Movimento, os interessados podem preencher a ficha de demanda

Leiagora

Secretaria Municipal de Educação faz levantamento de demanda para EJA neste sábado

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) estará realizando um levantamento de demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante o projeto “Judiciário em Movimento”, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. O mutirão vai acontecer neste sábado (08), das 9h às 15h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Elazir Corrêa de Figueiredo, no bairro São João Del Rey.

A líder de equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Marilene de Souza Carvalho, explicou como vai funcionar o atendimento no mutirão. “Neste primeiro momento, vamos realizar um levantamento de demanda para ver se há possibilidade de abrir novas turmas na região, para o ano que vem. Será preenchida uma ficha com os dados da pessoa que tem interesse em concluir o Ensino Fundamental”, explicou Marilene.

A Prefeitura de Cuiabá atende alunos da EJA desde a alfabetização até o 9º ano. Na região, uma unidade da EJA funciona na EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz, no bairro Santa Laura que fica nas proximidades do local onde irá acontecer o mutirão.

Durante o evento, a equipe da SME disponibilizará uma relação de todas as escolas que possuem a modalidade EJA para que as pessoas que moram nas proximidades dessas  unidades possam entrar em contato e realizar a matrícula, que pode ser efetuada a qualquer período do ano letivo.

A rede pública municipal de Educação oferece a EJA em 13 unidades, sendo oito delas urbanas e cinco do campo. Nessas unidades, foram atendidas em 2018, 1250 alunos.

Durante o mutirão, a Prefeitura de Cuiabá também vai oferecer serviços de saúde, emissão de documentos, feira de adoção de animais, mutirão fiscal, entre outros atendimentos.

EJA

Desenvolvida pelo Governo Federal, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino fundamental ou médio na escola regular na idade apropriada.

A modalidade possibilita que o aluno retome aos estudos e conclua em um tempo menor, qualificando-o para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA tem como princípio o direito de aprender ao longo da vida e não apenas escolarizar, sendo que o ponto de partida é o permanente acolhimento dos estudantes em sua totalidade.

Matrícula

Se você tem 15 anos ou mais e deseja retornar aos estudos, procure uma unidade escolar municipal mais próxima que atenda na modalidade e faça a sua matrícula, que poderá ser realizada em qualquer momento do ano letivo.

Veja anexo a relação das Unidades Educacionais da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Direto da assessoria, Maria Barbant

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet