Cuiabá, segunda-feira, 16/09/2019
08:51:05
informe o texto

Notícias / Mato Grosso

08/06/2019 às 11:30

Escrivães de polícia participam de 2ª capacitação sobre escuta especializada em Cáceres

Leiagora

Escrivães de polícia participam de 2ª capacitação sobre escuta especializada em Cáceres

Foto: Divulgação

Escrivães da Polícia Civil do município de Cáceres participaram nesta sexta-feira (07) da segunda capacitação sobre escuta especializada promovida pelo “Projeto Luz – Cáceres Protege as suas Crianças e Adolescentes”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros. Durante o curso, foram repassadas técnicas para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Ao todo foram quatro horas de capacitação. A temática foi abordada pelas psicólogas Rayanne Moreno e Dayanne Marciano Moreno Guedes e teve como base a Lei 13.431/2017.

O PROJETO – Implantado em outubro do ano passado em Cáceres, o Projeto Luz  visa assegurar a priorização e padronização do atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual para  garantir uma investigação célere e efetiva, buscando evitar a revitimização e reiteração delitiva.

A promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello explica que a proposta  é fomentar a atuação colaborativa de todos os integrantes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada parceiro, a fim de investigar e punir os casos de violência que surgirem, buscando, assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que serão buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.

“O objetivo do projeto é atar, oficial e definitivamente, os laços entre as instituições, criando um procedimento a ser seguido quando surgir a notícia de que uma criança ou adolescente foi vítima de violência sexual – seja de que espécie for, buscando soluções criativas para o orçamento, tempo e recursos humanos limitados de cada instituição – sempre respeitando suas atribuições – e estabelecendo o diálogo construtivo entre os componentes da rede de proteção”, destacou a promotora de Justiça.

PARCEIROS: Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, as Secretariais de Estado de Saúde (SES), Educação, Cultura e Esporte (SEDUC) e Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Poder Judiciário, POLITEC, Polícias Civil e Militar,  Conselho Tutelar,  Faculdade do Pantanal (FAPAN), Poder Judiciário, Hospital Regional, Hospital São Luiz, dentre outros.
Direto da assessoria, Clênia Goreth

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet