Cuiabá, sexta-feira, 03/07/2020
21:34:05
informe o texto

Notícias / Polícia

08/06/2019 às 14:17

Coordenadoria Militar da AL lança campanha para evitar roubos e furtos

Aliado a uma vigilância mais ostensiva, a campanha “De olho na segurança” vai orientar sobre os cuidados necessários ao parar e ao sair do veículo

Leiagora

Coordenadoria Militar da AL lança campanha para evitar roubos e furtos

Foto: FABLICIO RODRIGUES

Pequenas medidas de precaução e um pouco mais de atenção podem ser atitudes decisivas  para se evitar furtos e roubos. Por isso, para conscientizar os servidores e os visitantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Coordenadoria Militar da ALMT deu início à campanha “De olho na segurança”.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir o número de furtos a veículos no estacionamento da Secretaria de Estado de Administração (SAD), ou estacionamento da Assembleia - como é conhecido.

Aliado a uma vigilância mais ostensiva, a campanha “De olho na segurança” deverá informar aos cidadãos que frequentam a ALMT e, consequentemente, usam o estacionamento, sobre os cuidados necessários ao parar e ao sair do veículo.

De acordo com o tenente-coronel André Dorileo alguns cuidados simples podem evitar que o furto aconteça, como certificar se o veículo esta mesmo trancado, não deixar carteiras, bolsas e outros pertences dentro do veículos e observar se há pessoas em atitude suspeita antes de estacionar.Para alertar a todos, serão entregues panfletos aos visitantes.

Essa ação será aliada a uma campanha de mídia nos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa, seja site, rádio, televisão e espaços de mídias sociais.

“Iniciamos uma operação com apoio de outras unidades policiais para aumentar o monitoramento do estacionamento. Mas também vamos convocar os usuários para nos auxiliar a reduzir os furtos no local. Por mais que os policiais estejam em constante patrulhamento, a ação dos ladrões pode ser muito rápida, é preciso que as pessoas adotem posturas que podem minimizar a possibilidade da ocorrência criminosa", alertou o tenente-coronel André Dorileo.

Mesmo sem citar números, ele informou que houve um aumento no número de registro de furtos nos últimos meses, o que motivou inclusive o reforço policial.

"Como há muitos visitantes que utilizam aquele espaço para estacionar quando freqüentam a Assembleia, vamos informá-los sobre esses cuidados. Tem muita gente que vem do interior e não tem o costume de verificar se o veículo está trancado ou deixam seus pertences em local visível. Isso acaba se tornando um chamativo para os infratores”, avaliou o tenente-coronel.

Além da Coordenadoria Militar, também são parceiros nesta campanha da Polícia Militar a Companhia de Segurança Institucional (CIPMSI) do 1º Comando Regional da Polícia Militar, a Diretoria de Inteligência e o Gabinete Militar do Palácio Paiaguás. Os órgãos estão integrados na realização do policiamento e a Secretaria-adjunta de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) disponibiliza a plataforma de observação elevada (POE), ou seja, as unidades móveis de videomonitoramento, para auxiliar na vigilância.

Confira as orientações da Polícia Militar:

- Sempre verifique manualmente se o veículo está realmente travado e se as janelas estão fechadas. Não confie apenas no sinal sonoro do alarme.

- Nunca deixe carteira, talão de cheques, bolsas, embrulhos, sacolas e documentos visíveis no interior do veículo. Se precisar deixá-los, guarde-os no porta-malas.

- Observe se há pessoas nas proximidades em que for estacionar. Caso desconfie de atitude suspeita, não estacione. E nunca ofereça ou aceite ajuda de estranhos.

- Ao retornar ao seu veículo, caso perceba a presença de suspeitos ou presenciar um furto ao veículo, jamais tente intervir. Acione a Polícia Militar, pelo telefone 190, o mais rápido possível.
Direto da assessoria, Lais Costa Marques

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet