Cuiabá, quinta-feira, 27/06/2019
08:56:00
informe o texto

Notícias / Educação

09/06/2019 às 10:01

Professora de Cuiabá vence fase regional do 12º Prêmio Professores do Brasil

Ela concorreu ao prêmio com o trabalho "Se as mulheres não têm voz, o seu grito não tem som".

Leiagora

Professora de Cuiabá vence fase regional do 12º Prêmio Professores do Brasil

Foto: Divulgação

A professora de língua portuguesa Célia Dione Macedo Silva, da E.E. Heliodoro Capistrano da Silva, localizada em Cuiabá, foi a vencedora da região Centro-Oeste da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil, categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. Ela concorreu com o trabalho "Se as mulheres não têm voz, o seu grito não tem som".

Como prêmio, a professora e demais finalistas regionais ganharam uma viagem para o Canadá, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para conhecer experiências educacionais daquele país.

Segundo Célia, o foco de seu projeto é combater a violência doméstica, fazendo com que os homens tenham noção da gravidade do problema e passem a respeitar a mulher. A ideia de fazer um trabalho abrangente surgiu durante as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), após ouvir relatos de violência doméstica entre os alunos.

“Levei em conta o fato de Mato Grosso estar entre os cinco Estados com maior registro de violência contra a mulher. Fiz um questionário, e na tabulação, o resultado surpreendeu. A maior parte, uma quantidade significativa de alunos e alunas, vivenciou algum tipo de violência em casa”, destaca.

Célia Dione explica que um dos desafios era trabalhar a questão, não como uma bandeira feminista e tampouco uma cruzada contra os homens, mas chamá-los para entender a gravidade que é a violência doméstica. Os alunos dela são jovens e adultos, com idade entre 15 e 50 anos. Ela frisa que o objetivo foi atingido, pois os alunos entenderam a questão do respeito com a mulher.

A professora ressalta que seu trabalho é uma proposta que faz a diferença na vida das pessoas e que pode ser aplicada em qualquer escola do país.  “O engajamento dos alunos é tão grande que até hoje recebo mensagens de ex-alunos que deram continuidade nos estudos e estão fazendo faculdade”.

CANADÁ

Célia Dione e os demais vencedoras das etapas regionais do prêmio viajaram para a capital canadense, Ottawa.  Foram sete dias – de 26 de maio a 1º de junho – para conhecer as experiências educacionais daquele país.  Durantes esse período, os professores visitaram escolas, acompanharam o trabalho dos professores canadenses em sala de aula e visitaram muitos museus.

“Os canadenses estão comprometidos com a educação. Eles se orgulham em ter uma educação exemplar”.

PRÊMIO

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Criado em 2005, o prêmio possui seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Direto da assessoria, Adilson Rosa

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet