Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
16:22:55
informe o texto

Notícias / Geral

10/06/2019 às 09:54

Mato Grosso realiza captação de múltiplos órgãos para doação

Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde

Leiagora

Mato Grosso realiza captação de múltiplos órgãos para doação

Foto: Assessoria

Com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi realizada, nesta sexta-feira (07.06), a captação de múltiplos órgãos coordenada por uma equipe de Mato Grosso - que passou por 10 anos de interrupção do serviço. Os servidores conduziram o procedimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgaos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPSMC mobilizaram-se desde o início da abertura do Protocolo de Morte Encefálica, o que possibilitou a captação em tempo hábil dos seguintes órgãos para doação: rins, fígado e córneas.

“Além de representar um grande feito para o Estado de Mato Grosso, a realização do procedimento de retirada dos órgãos de um doador simboliza o esforço de toda uma equipe que trabalha em prol do cidadão mato-grossense. Também é com muita satisfação que os servidores da Saúde se esforçam para retomar o procedimento de transplante de rim no Estado”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O retorno da captação local contou ainda com o apoio técnico de profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que conduziram a retirada de fígado enquanto a equipe do Hospital Santa Rosa realizava a retirada dos rins. As córneas foram extraídas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.

“Assim, retomamos com a captação local, após vários anos de interrupção. Da mesma forma, o trabalho de avaliação e preparação dos pacientes com indicação de Transplante Renal também já teve início na unidade do Hospital Santa Rosa, tão logo já se tenha receptores aptos para receberem o enxerto, será possível realizar os transplantes renais no Estado”, explicou a Coordenadora Estadual de Transplantes da SES-MT, Fabiana Regina de Souza Molina.

O procedimento foi bem sucedido e os órgãos humanos coletados foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes. De acordo com Molina, a equipe de transplante do Estado e o hospital credenciado já se encontram aptos para a tão esperada retomada do Transplante Renal em Mato Grosso.

Além do Sistema Estadual de Transplantes, estiveram envolvidos no procedimento o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o MT Hemocentro, o Laboratório Imunogenética do Hospital Geral e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 
Direto da redação. Rose Velasco, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet