Cuiabá, terça-feira, 18/06/2019
05:28:33
informe o texto

Notícias / Rondonópolis

10/06/2019 às 15:03

Prefeitura e parceiros realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A ação será realizada no município, no dia 15 de junho

Leiagora

A Prefeitura de Rondonópolis, com apoio de várias secretarias, e com parceiros como o Sesc, Conselho do Idoso, Associação de Apoio à Terceira Idade, Neati, Grupo de Convivência da Igreja Metodista, Lions Clube e Rotary Clube, realizam ampla programação para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, com data definida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 15 de junho.

O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde organizou palestras, passeata, e a Olimpíada do Idoso, que vai ocorrer no Sesc, com posterior desfile para a escolha do Rei a da Rainha da Terceira Idade 2019.

A abertura das atividades ocorre nesta quarta-feira (12), às 14h, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis; na quinta-feira (13), às 13h30, terá uma palestra magna no Auditório da Prefeitura sobre o tema; na sexta-feira (14) está marcada uma passeata no centro, partindo da Praça Brasil, às 8h; e, no sábado (15) é o dia das Olimpíadas do Idoso no Sesc, a partir das 7h, onde eles poderão competir em diversas modalidades e após haverá o desfile com a escolha da Rainha e Rei da Terceira Idade 2019.

Conforme o Departamento de Ações Programáticas, a violência contra a pessoa idosa é caracterizada por ações ou omissões que prejudiquem a integridade física e emocional do idoso e impedem o desempenho de seu papel social. A violência pode ser física, negligência ou abandono, psicológica, sexual, econômico e financeira e patrimonial.

Segundo o censo do IBGE de 2010, o Brasil tem quase 20 milhões de idosos, o que representa 11% da população, o que mostra a necessidade de trabalhos voltados ao atendimento dessa população através de atividades de prevenção com palestras, visando sensibilizar ainda a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa.

 
Com informações da assessoria de imprensa, Danielly Tonin / Prefeitura de Rondonópolis 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet