Cuiabá, terça-feira, 20/08/2019
01:40:01
informe o texto

Notícias / Várzea Grande

11/06/2019 às 09:39

Várzea Grande participa do XIV Encontro Regional de Conselhos de Educação de Mato Grosso

Documentos educacionais passam pela fase de implementação no aprimoramento da educação pública

Leiagora

Várzea Grande participa do XIV Encontro Regional de Conselhos de Educação de Mato Grosso

Foto: Assessoria

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime/ MT, Silvio Fidelis, acompanhado da presidente do Conselho Municipal de Educação, Eva de Paulo Vieira Santos, participaram do XIV Encontro Regional de Conselhos de Educação de Mato Grosso, realizado nos dias 5 e 6 de junho em Sinop/MT.

Com o tema: “BNCC Experiências e desafios na construção dos Projetos Políticos Pedagógicos, após homologação do Documento de Referência Curricular - DRC/MT, o encontro, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselhos Estaduais de Educação (CEE), Secretaria de Educação de Sinop, Undime/MT, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de MT (Sintep), e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), debateu a implementação do Documento Referência Curricular (DRC/MT) nas unidades educacionais de Mato Grosso.

Após a homologação do DRC-MT, em 2018, as políticas educacionais estão voltadas para a sua implementação, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar e da formação continuada dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental, além do fortalecimento do regime de colaboração.

O secretário Silvio Fidelis destacou que o documento referência já foi discutido com todos os municípios e socializado nas unidades educacionais, com a participação da comunidade. Agora, segue para a etapa de implementação, com a formação dos profissionais da educação e dos redatores das áreas específicas para que possam, de forma objetiva, uma melhor apropriação, discutir e formalizar a organização do projeto político pedagógico nas escolas.

“A BNCC e o documento referência que vêm trazendo a tecnologia educacional como foco para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como também vêm discutindo a grande importância da alfabetização e do letramento. Precisamos garantir essa alfabetização e esse letramento na idade certa e outras ações desenvolvidas pelas próprias unidades educacionais para que a educação básica seja fortalecida nos município e no estado”, declarou Silvio Fidelis.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, Eva de Paulo Vieira, que na oportunidade foi eleita Vice Coordenadora da UNCME para o biênio 2019/2020, disse que o encontro foi um momento importante para discutir melhorias para a educação de Mato Grosso, bem como o regime de colaboração e divulgar algumas experiências exitosas que são executadas pelos conselhos municipais de educação de Mato Grosso em relação à BNCC. “Esperamos o fortalecimento dos municípios para a normatização da base curricular numa perspectiva de garantir a aprendizagem de nossos alunos”, destacou.

A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, em todo o Brasil.

“A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, concluiu o secretário.

 
Direto de Várzea Grande, Fred Nogueira, Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet