Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:21:40
informe o texto

Notícias / Geral

11/06/2019 às 17:08

Semas promove palestra sobre adolescentes e o mundo do trabalho

A palestra será proferida pela procuradora regional, Thalma Rosa

Leiagora

Semas promove palestra sobre adolescentes e o mundo do trabalho

Foto: Arquivo Decom

“Tenho 14 anos, posso ser um aprendiz?”. Esta e outras dúvidas acerca do primeiro emprego podem ser tiradas hoje (11), a partir das 18 horas, em uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Praça CEU Sorriso Mestiço - Dorival Brandão. A palestra será proferida pela procuradora regional do Trabalho, Thalma Rosa de Almeida Furlanett.

As palestras com orientações sobre o primeiro emprego são realizadas constantemente na unidade. “Como amanhã é celebrado o dia mundial de combate ao trabalho infantil, hoje vamos abordar o tema com mais profundidade, com a presença da Dra. Thalma, e por isso, convidamos toda a comunidade para participar desta palestra, conhecer melhor a legislação e tirar todas as dúvidas sobre o primeiro emprego”, comenta a coordenadora do Cras da Praça CEU, Carla Cardoso.

Representantes da equipe de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também participarão da palestra, passando informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), sobre este tema.

Sorriso também conta com uma comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, composta por representantes de oito secretarias municipais, além da equipe do PETI, e que recebe apoio de integrantes de outras instituições, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e dos Cras do município.

“Além de atuar na erradicação de qualquer possibilidade de exploração, o foco da Semas também é agir como ponte entre os empresários e os jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”,  destaca a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, lembrando que as equipes da Secretaria já desenvolvem ações com este foco.

No mês passado, por exemplo, empresários do município puderam conhecer, em uma reunião que contou com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto “Mundo do Trabalho – Aprendiz Legal”.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José foi pioneiro na implantação do projeto “Mundo do Trabalho”, ainda em 2015, que tem como meta preparar jovens para dar o primeiro passo profissional. Adolescentes de 15 a 17 anos, participam, três vezes por semana, no contraturno escolar, de atividades específicas nos Cras do município (São José, São Domingos e Praça CEU).

O projeto funciona como um “curso preparatório”, com orientações específicas relativas ao ambiente profissional e as empresas que abrem as portas para os aprendizes também recebem o selo “Empresa Legal Amiga do Aprendiz”.


 
Com informações da assessoria de imprensa, Nádia Mastella / Prefeitura de Cuiabá 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet