Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:43:33
informe o texto

Notícias / Geral

12/06/2019 às 16:31

Procon de Rondonópolis faz ação de orientação para os consumidores durante as festas juninas

A intenção é que todos comemorem sem nenhum incidente e tenham seus direitos garantidos

Leiagora

Procon de Rondonópolis faz ação de orientação para os consumidores durante as festas juninas

Foto: Reprodução

O Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) em Rondonópolis está realizando uma ação de orientação aos consumidores sobre como agir durante as compras de alimentos, roupas, maquiagens, consumo e manuseio de fogos de artifícios durante as festas juninas. A intenção é que todos comemorem sem nenhum incidente e tenham seus direitos garantidos.

A fiscal do Procon de Rondonópolis, Lúcia Maria de Melo, explica que os cuidados devem ser tomados desde a hora da compra dos produtos que geralmente são usados nas festas, como as roupas típicas, as maquiagens, os alimentos que serão consumidos e os fogos de artifícios.

No caso das roupas, ela orienta que é importante que o consumidor pesquise os preços e nunca deixe de verificar na etiqueta qual o tipo de tecido é utilizado na roupa, já que alguns podem causar alergias, principalmente, em pessoas mais suscetíveis. As lojas também devem manter os preços nas etiquetas e na vitrine de forma visível para os consumidores.

Para os alimentos, a atenção deve estar focada nas datas de vencimento constantes nas embalagens, na composição dos produtos industrializados, que devem estar em português de forma visível nas embalagens dos produtos, peso e origem.

Lúcia alerta que as maquiagens que serão usadas também precisam ter cuidados especiais, pois muitas delas podem causar alergias. A orientação é para que as pessoas façam o teste do produto antes do uso, aplicando em uma pequena área da pele e, em caso de reação, não utilize.

Há ainda muitos que utilizam fogos de artifícios durantes as festas. Para quem foi comprar, a fiscal explica que o produto deve ser adquirido em um estabelecimento com Alvará de Licença da Prefeitura (este deve estar em local visível). As instruções de uso do produto devem estar impressas na mercadoria de forma visível, clara e precisa, por se tratar de um produto muito perigoso que pode causar acidentes sérios.

A fiscal do Procon alerta ainda que na hora que utilizar os fogos a pessoa siga rigorosamente as orientações de armazenamento, transporte e uso do produto. Além disso, o consumidor não deve comprar esse tipo de mercadoria com ambulantes que vendem produtos não testados e que oferecem grandes riscos aos usuários. Esses produtos, não costumam ter na embalagem as orientações do fabricante sobre as maneiras de utilização.

E sempre e em qualquer compra, o consumidor precisa exigir a nota fiscal, pois é ela que garante o direito de reclamar caso necessário.

No período das festas juninas, equipes do Procon estarão fazendo panfletagem na cidade com orientações sobre o período para garantir que tudo ocorra bem durante as comemorações para os consumidores.

O atendimento no Procon de Rondonópolis funciona das 12h às 18h na Rua Rio Branco, número 2102, bairro Jardim Guanabara. Os telefones são o 3411-5295 ou 3411-5297. As reclamações também podem ser feitas no guichê do Procon no Ganha Tempo a partir das 8h.

 
Com informações da assessoria de imprensa, Danielly Tonin / Prefeitura de Rondonópolis
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet