Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:15:02
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/06/2019 às 17:00

Vazio sanitário da soja começa neste sábado (15)

Durante 92 dias as plantas de soja vivas ficam proibidas de serem cultivadas ou germinadas.

Bruno Bortolozo

Vazio sanitário da soja começa neste sábado (15)

Foto: Reprodução/CNA

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso começa a partir deste sábado (15), em Mato Grosso. O período está previsto para terminar em 15 de setembro, conforme  Instrução Normativa Conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Assim como o portal Leiagora já informou, durante 92 dias as plantas de soja vivas ficam proibidas de serem cultivadas ou germinadas.

A Instrução Normativa existe desde 2006 no estado, com o objetivo de reduzir o fungo Phakopsora pachyrhizi na entressafra  e impedir que a ferrugem asiática apareça na safra seguinte.

Na temporada 2018/2019, 12.694 propriedades com área plantada de soja foram cadastradas no Indea. São 8,7 milhões de hectares de área.

Ao começar o período do vazio, a meta é fiscalizar 60% das propriedades, a fim de que seja não seja constatada a presença de nenhuma planta de soja.

Isso porque o fungo causador da ferrugem asiática precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e se multiplicar. Quando as plantas de soja são eliminadas, o ciclo do fungo é quebrado e reduz a quantidade de esporos no ambiente.

A doença causa a desfolha precoce da planta, fazendo com que os grãos não se formem por completo e isso consequentemente afeta a produtividade, que se torna menor.

Quem descumprir o período do vazio sanitário pagará multa, conforme o Indea, de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF), cerca de R$ 4,2 mil, mais 2 UPF por hectare de planta não eliminada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet