Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:19:37
informe o texto

Notícias / Judiciário

17/06/2019 às 09:08

Projeto de Lei prevê conciliação não presencial nos juizados especiais

Se o projeto for aprovado, a conciliação poderá ser realizada por meio de recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real

Maisa Martinelli

Projeto de Lei prevê conciliação não presencial nos juizados especiais

Foto: Dazibão

O Projeto de Lei (PL) 1679/19, proposta pelo deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), prevê a possibilidade de conciliação não presencial nos juizados especiais cíveis e criminais.

O texto altera a Lei nº 9.099/95, que regulamenta os juizados especiais, órgãos com competência para conciliação, processo e julgamento das causas de menor complexidade. Atualmente, não há possibilidade de conciliação não presencial.

Se o projeto for aprovado, a conciliação, conduzida por um juiz, poderá ser realizada por meio de recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real. Dessa forma, o resultado será transcrito com os anexos pertinentes.

O PL também prevê que o juiz poderá proferir sentença caso o demandado não compareça ou se recuse a participar da tentativa de conciliação não presencial.

Segundo Luiz Flávio Gomes, o objetivo é trazer modernidade e celeridade à Justiça. “As máquinas, equipamentos eletrônicos e os programas, já existentes ou a serem desenvolvidos, vêm se mostrando essenciais às organizações públicas, aí incluído o judiciário e as atividades jurisdicionais. Hoje, toda essa tecnologia já é largamente utilizada com a finalidade de acelerar os processos e de encontrar efetividade da Justiça. E devemos buscar avançar sempre, mais e mais”, disse na proposta.

O Projeto de Lei (PL) aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet