O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, disse, nessa segunda-feira (17), que espera que o Congresso Nacional faça uma emenda em que retorne os estados e municípios para a proposta da Reforma da Previdência.
Saiba Mais: REFORMA DA PREVIDÊNCIA
O governador Mauro Mendes (DEM) chegou a pedir para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) manter os estados e municípios dentro da Reforma, ou seja, que as novas regras se apliquem também aos servidores, porém ainda não obteve uma resposta.
Mendes declarou, na semana passada, que irá enviar um projeto similar ao do Governo Federal à Assembleia Legislativa para fazer um debate com os deputados estaduais e com a sociedade, para que essas regras se apliquem a Mato Grosso.
Gallo destacou que todos os governadores articulam para que os estados sejam incluídos na proposta. “Talvez haja uma divergência entre um assunto ou outro, sobretudo, em relação aos governadores do Nordeste, mas em referência aos servidores públicos, há quase uma unanimidade dos governadores”.
O secretário explicou que essa é uma agenda que está sendo tratada na perspectiva federativa e que a Comissão Especial da Previdência iniciou, nesta terça-feira (18), a primeira reunião de debates sobre o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentado na última quinta-feira (13).
“Agora esperamos que no Plenário haja essa condição de se fazer uma emenda e modificar retornando os estados e municípios para a reforma, que é fundamental para o país e para aos estados”, pontuou.
Gallo informou que os estados juntos têm um déficit previdenciário de quase R$ 4 trilhões, o que representa quase 60% do PIB brasileiro. ‘Então é algo que tem que se encontrar uma solução e essa seria hoje a melhor e uniforme a ser tratada na Constituição’.