Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:30:52
informe o texto

Notícias / Geral

21/06/2019 às 17:20

Profissionais da Atenção Básica participam de fórum sobre vacinas em gestantes

O objetivo do Fórum é promover uma capacitação dos profissionais que atuam no pré-natal

Leiagora

Profissionais da Atenção Básica participam de fórum sobre vacinas em gestantes

Foto: Assessoria

Cerca de 300 profissionais da saúde da Atenção Básica, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde participam na segunda-feira (24) do "Fórum Vacinas na Gestante". O evento, que está sendo promovido por um laboratório que atende ao Ministério da Saúde, contemplará duas turmas: uma das 8h às 10h e a outra das 13h às 15, no hotel Gran Odara.

O objetivo do Fórum é promover uma capacitação dos profissionais que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica da saúde pública, com ênfase no calendário vacinal da gestante que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Uma das vacinas abordadas será a dTpa, que previne contra difteria, tétano e coqueluche.

De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) em 2018 a cobertura vacinal contra a coqueluche em gestantes chegou a apenas 59%. A coqueluche é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano. Ela é transmitida facilmente de pessoa para pessoa e os bebês de até seis meses de idade, que ainda não completaram o esquema primário de vacinação com DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) são mais suscetíveis à doença. A vacina contra coqueluche (dTpa) é gratuita para as gestantes nos postos de saúde e deve ser tomada a cada gestação.

Para o Coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira este fórum será uma importante fonte de conhecimento para os profissionais da Atenção Básica que têm contato com as gestantes. “Mobilizamos 300 profissionais para participar desta atualização sobre a vacina dTpa, que é uma das principais do calendário vacinal das mulheres que estão realizando o pré-natal”, comentou.

 
Com informações da assessoria de imprensa, Roberta Penha / Prefeitura de Cuiabá 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet