Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
14:36:55
informe o texto

Notícias / Variedades

24/06/2019 às 11:00

Cavalhada movimenta Poconé e atrai amantes da cultura

Todo o espetáculo é interpretado por moradores da cidade.

Luzia Araújo

Cavalhada movimenta Poconé e atrai amantes da cultura

Foto: Gcom-MT

Moradores, turistas e autoridades regionais acompanharam nesse domingo (23), no município de Poconé (100 km distante de Cuiabá), mais uma edição da tradicional festa popular mato-grossense, a Cavalhada.  

O evento mantém viva uma apresentação teatral a céu aberto, na qual os atores encenam uma batalha entre mouros e cristãos. Todo o espetáculo é interpretado por moradores da cidade, que cresceram acompanhando a cultura.

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados.

A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A apresentação foi realizada no Clube Cidade Rosa, com entrada gratuita, onde também teve almoço e outras atrações, encerrando as atividades no final da tarde.
Com informações da Secretaria Estadual de Cultura
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet