Cuiabá, sexta-feira, 20/09/2019
19:13:49
informe o texto

Notícias / Cultura & Arte

24/06/2019 às 11:00

Cavalhada movimenta Poconé e atrai amantes da cultura

Todo o espetáculo é interpretado por moradores da cidade.

Luzia Araújo

Cavalhada movimenta Poconé e atrai amantes da cultura

Foto: Gcom-MT

Moradores, turistas e autoridades regionais acompanharam nesse domingo (23), no município de Poconé (100 km distante de Cuiabá), mais uma edição da tradicional festa popular mato-grossense, a Cavalhada.  

O evento mantém viva uma apresentação teatral a céu aberto, na qual os atores encenam uma batalha entre mouros e cristãos. Todo o espetáculo é interpretado por moradores da cidade, que cresceram acompanhando a cultura.

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados.

A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A apresentação foi realizada no Clube Cidade Rosa, com entrada gratuita, onde também teve almoço e outras atrações, encerrando as atividades no final da tarde.
Com informações da Secretaria Estadual de Cultura

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet