Cuiabá, terça-feira, 15/10/2019
04:44:37
informe o texto

Notícias / Cidades

24/06/2019 às 18:44

Livro de professora da rede estadual integra acervo da maior biblioteca do mundo

No livro, a professora doutora Adinéia da Silva Leme traça um panorama dos escravos, desde a vinda deles, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03.

Leiagora

Livro de professora da rede estadual integra acervo da maior biblioteca do mundo

Foto: Divulgação

Lançado no início do mês de maio, o livro “Capoeira: da Senzala à Imaterialidade”, da professora doutora Adinéia da Silva Leme, que atua na rede estadual de ensino de Mato Grosso, já passou a fazer parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, maior instituição cultural do mundo.

O livro retrata as vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso.  Um volume foi entregue, na semana passada, para Igor Fazano, representante da Biblioteca do Congresso. 

A obra da professora é a primeira sobre o assunto em Mato Grosso. Adinéia explica que, na dissertação de mestrado, traçou um panorama geral dos escravos, desde a vinda deles a Mato Grosso, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03 (que trabalha a cultura afro-brasileira na educação básica).

A segunda parte do livro aborda a capoeira específica de Mato Grosso. “Ao contrário do que muita gente imagina, a capoeira não surgiu com a chegada dos primeiros escravos no Estado, no século XIX, mas sim na década de 1970. Se teve alguma prática anterior a esse período, não temos registros”, destaca.

Para Adinéia, que recentemente concluiu o doutorado em ciências da educação, ter sua obra numa renomada biblioteca é um privilégio. “Estou vivendo um sonho. É gratificante ter meu livro num local tão especial, uma biblioteca de referência mundial”, comemora.

Referência

A obra de Adinéia Leme passa a ser uma referência na lei 10.639/03 para os professores que querem entender como trabalhar a cultura afro-brasileira em sala de aula. “Os professores de todas as áreas – não somente de história – poderão ter uma ideia de como destrinchar o conteúdo”.

Atuando na Rede Estadual de Ensino desde 2007, a professora doutora atua no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, no centro de Cuiabá. Adinéia trabalha mais especificamente com o exame on-line, na elaboração das questões dos exames para o ensino fundamental e médio.
  
Biblioteca do Congresso

É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e a maior do mundo, tanto em espaço como em armazenamento de livros. Abriga mais de 155 bilhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais revistas, mapas, vídeos e gravações de áudios.
Com informações da Assessoria, Adilson Rosa | Seduc MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet