Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:45:09
informe o texto

Notícias / Geral

24/06/2019 às 18:44

Livro de professora da rede estadual integra acervo da maior biblioteca do mundo

No livro, a professora doutora Adinéia da Silva Leme traça um panorama dos escravos, desde a vinda deles, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03.

Leiagora

Livro de professora da rede estadual integra acervo da maior biblioteca do mundo

Foto: Divulgação

Lançado no início do mês de maio, o livro “Capoeira: da Senzala à Imaterialidade”, da professora doutora Adinéia da Silva Leme, que atua na rede estadual de ensino de Mato Grosso, já passou a fazer parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, maior instituição cultural do mundo.

O livro retrata as vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso.  Um volume foi entregue, na semana passada, para Igor Fazano, representante da Biblioteca do Congresso. 

A obra da professora é a primeira sobre o assunto em Mato Grosso. Adinéia explica que, na dissertação de mestrado, traçou um panorama geral dos escravos, desde a vinda deles a Mato Grosso, passando pelo processo de escravidão, dominação, resistência, religiosidade até chegar a lei 10.639/03 (que trabalha a cultura afro-brasileira na educação básica).

A segunda parte do livro aborda a capoeira específica de Mato Grosso. “Ao contrário do que muita gente imagina, a capoeira não surgiu com a chegada dos primeiros escravos no Estado, no século XIX, mas sim na década de 1970. Se teve alguma prática anterior a esse período, não temos registros”, destaca.

Para Adinéia, que recentemente concluiu o doutorado em ciências da educação, ter sua obra numa renomada biblioteca é um privilégio. “Estou vivendo um sonho. É gratificante ter meu livro num local tão especial, uma biblioteca de referência mundial”, comemora.

Referência

A obra de Adinéia Leme passa a ser uma referência na lei 10.639/03 para os professores que querem entender como trabalhar a cultura afro-brasileira em sala de aula. “Os professores de todas as áreas – não somente de história – poderão ter uma ideia de como destrinchar o conteúdo”.

Atuando na Rede Estadual de Ensino desde 2007, a professora doutora atua no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, no centro de Cuiabá. Adinéia trabalha mais especificamente com o exame on-line, na elaboração das questões dos exames para o ensino fundamental e médio.
  
Biblioteca do Congresso

É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e a maior do mundo, tanto em espaço como em armazenamento de livros. Abriga mais de 155 bilhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais revistas, mapas, vídeos e gravações de áudios.
Com informações da Assessoria, Adilson Rosa | Seduc MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet