Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
09:45:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/06/2019 às 19:57

Região Norte de MT é a vice-líder no abate de bovinos no estado

O Nortão ficou atrás apenas da região Oeste, que abateu 102,4 mil cabeças.

Bruno Bortolozo

Região Norte de MT é a vice-líder no abate de bovinos no estado

Foto: Reprodução/Sistema Faep

O segundo maior rebanho de bovino de Mato Grosso levado para abate em maio foi o da região Norte do estado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foram 88,6 mil cabeças, atrás apenas da região Oeste, que abateu 102,4 mil cabeças.  

Na soma das regiões, Mato Grosso fez, no total, 496,06 mil abates. Isso dignifica aumento de 46,60% no comparativo com o mesmo período de 2018.

Em terceiro lugar aparece a região Sudeste, com 85,6 mil animais enviados para frigoríficos. A região Oeste foi a que mais se destacou. O aumento é de 64,38% em relação a maio de 2018.

“Ademais, vale ressaltar que o comércio interestadual também foi superior ao do mesmo período do ano passado: para São Paulo os envios de animais para abate foram 53,84% maiores, para Rondônia ,4,15%, e, neste ano, houve envios para Tocantins”, analisou o Imea.

Apesar do aumento, os frigoríficos do estado ainda permanecem sendo os principais clientes.

“O principal destino continua sendo o mercado doméstico, onde cerca de 490,32 mil animais foram abatidos, o que representa 98,85% dos animais destinados para abate com origem mato-grossense. Este cenário indica que, mesmo com a menor parcela de envios interestaduais, a carne produzida no mercado doméstico está sendo absorvida, observado também nas exportações internacionais”, conclui o instituto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet