Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:19:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

25/06/2019 às 08:25

Simpósio ABCS debate estratégias para mercado no SIAVS

O evento abordará "Alternativas para mitigar as crises do mercado de suínos"

Leiagora

Simpósio ABCS debate estratégias para mercado no SIAVS

Foto: Reprodução

O mercado internacional de suínos tem sido fortemente impactado pela questão sanitária vivida pela produção chinesa. Uma oportunidade sem precedentes se abre para os exportadores do Brasil e de outros grandes países produtores, para suprir a grande lacuna aberta no maior produtor e consumidor mundial de carne suína.

Por outro lado, é preciso estar preparado para as oscilações de mercado e custos, que são rotina no setor. Este é o tema central da segunda edição do Simpósio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que será realizado no dia 27 de agosto, durante o primeiro dia do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

O evento, moderado pela diretora técnica comercial da ABCS, Charli Ludke, abordará "Alternativas para mitigar as crises do mercado de suínos" e contará com a palestra de abertura "Muito além da produtividade, o tripé da sustentabilidade econômica da suinocultura: exportação, mercado de grãos e mercado interno", apresentada pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

"Este tema foi pensado para auxiliar as agroindústrias que ainda não acessaram o mercado internacional a pensarem no que é possível fazer para se tornarem exportadoras. Também iremos abranger a qualificação dos produtores independentes para que a gestão de sua propriedade seja mais produtiva ao integrar aspectos de sustentabilidade à produção de suínos", comenta Charli Ludke.

Dentro da pauta, ainda acontecerão as palestras "Nova dinâmica do mercado de grãos: ameaças e oportunidades" ministrada presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos (CNA), Iuri Pinheiro Machado e "Dados e informações como ferramenta na formulação de preços ao produtor", por Alvimar Jalles, consultor da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) "Hoje cerca de 70% a 80% do custo do suíno está relacionado a ração, portanto, para o produtor é muito importante entender a dinâmica do mercado de grãos para evitar perdas e oscilações.

Os painelistas trazem aos produtores de suínos noções de como é estabelecido o preço, visão de exportação e um debate para discutir os gargalos e oportunidades para o mercado futuro", finaliza Charli. O Simpósio ABCS contará, ainda, com um debate com a representante do MAPA, Ana Lúcia Viana, AFFA Odilson Ribeiro e Silva, além da participação de Roberto Goulart, presidente da Alibem. "O Simpósio da ABCS vem em um momento muito especial pela situação sanitária na Ásia e na Europa e será uma ótima oportunidade para analisarmos as janelas de oportunidade que se abrem para o Brasil", comenta o diretor de programação do SIAVS, Ariel Mendes.

O SIAVS acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto. Mais informações estão disponíveis no site: www.siavs.com.br.

 
Direto de Porto Alegre, As informações partem da assessoria de imprensa da ABPA. Revisão: Arno Baasch
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet