Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:17:12
informe o texto

Notícias / Geral

25/06/2019 às 09:15

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

A ação visa garantir a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis à população

Leiagora

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

Foto: Assessoria

 Prefeitura Municipal de Várzea Grande capacitou e treinou servidores da Superintendência da Atenção Básica sobre os programas inseridos no Sistema da Área Técnica de Alimentação em Nutrição. Mais de 13 servidores entre gerentes e responsáveis técnicos estiveram presentes no evento, que foi idealizado pelo Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana em parceria com o município de Várzea Grande. O evento ocorreu no auditório do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande.

As atividades buscam reestruturar e integrar as informações a fim de qualificar a assistência da Atenção Básica em relação aos programas inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) executado pelo município em parceria com o Estado e o Governo Federal. 

Um dos principais programas abordados no evento foi o Programa Bolsa Família, que contribui para o combate à pobreza e a desigualdade da população. Ele foi criado em 2003 e possui três eixos principais: Complemento de renda, acesso à direitos e articulação em outras ações. Esse é um dos programas mais procurados e que possui maior número de cadastrados, o que aumenta também a dificuldade na execução em caráter de funcionalidade. 

Os programas Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e Crescer Saudável consistem em ações que são articuladas na Rede de Atenção à Saúde do SUS a fim de garantir a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, informações contínuas sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.   

O Programa Mulher Trabalhadora que Amamenta e o Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil consiste em fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao alimento materno e a alimentação complementar saudável. Esses programas foram discutidos e abordados passo a passo, desde, como ser inseridos, condições para aderir e processo de execução e finalização de trabalhos. O Programa Saúde nas Escolas (PSE) também integra o foco das ações, é um trabalho que vem se destacando e ganhando parcerias via gestão municipal. 

A Superintendente da Atenção Básica, Celina Bernardes explica que a Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações deve ser intersetorial e participativa, por isso a importância da capacitação para que os servidores estejam aptos a realizar todas as exigências contidas nos projetos a fim de manter a execução do beneficio para a população de Várzea Grande.

“Estamos realizando essa capacitação como primeira fase, durante a manhã os servidores tiveram acesso ao cadastro dos programas de forma teórica, no período vespertino avançamos para a prática. No prazo de 60 dias essa capacitação volta a ser realizada trazendo uma proposta diferenciada para os servidores na questão da importância de desenvolver esses programas para a população a fim promover uma saúde de qualidade e preventiva”, explica a gestora.     

A capacitação faz parte das ações do Programa de Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN) estabelece incentivo de custeio para estruturação e ação de alimentação e nutrição pelas secretarias Estaduais e Municipais de Saúde com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 
Direto de Várzea Grande, Letícia Kathucia - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet