Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:34:18
informe o texto

Notícias / Geral

27/06/2019 às 16:20

Vacinas H1N1 disponibilizadas não atendia a população de Rondonópolis

Com a confirmação de duas mortes causadas pela gripe, uma sessão plenária para alertar o Estado foi realizada

Leiagora

Vacinas H1N1 disponibilizadas não atendia a população de Rondonópolis

Foto: Assessoria

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), na última terça-feira (25), apresentou indicação de número 2.435/2019 sobre a necessidade de realizar a manutenção e o aumento de estoques das vacinas de combate ao vírus da gripe H1N1 que integra o vírus influenza tipo A, em Rondonópolis (MT). 

A preocupação do parlamentar se deve aos cinco óbitos suspeitos registrados no município, sendo que dois foram confirmados decorrentes da doença.  “Já são dois casos confirmados, infelizmente, através dos exames, que foram vítimas fatais. Gripe que chegou e vem se espalhando pelo Brasil todo. Fizemos contato com a nossa bancada federal de Mato Grosso, deputados e senadores buscando este apoio para Rondonópolis, junto ao governo Federal e o Ministério da Saúde. A maioria das pessoas não tem condições de estarem pagando por volta de R$ 100 reais essas vacinas. Então, quem sofre são as pessoas mais carentes que depende do atendimento da saúde pública e depende destas vacinas”, reforça Delegado Claudinei.

A secretária de Saúde de Rondonópolis, Izalba Albuquerque, ficou satisfeita com a iniciativa do deputado em solicitar mais vacinas e considera que essa cobrança é coerente já que realmente tem um déficit de 30 mil doses de vacinas. Ela acrescenta que essa posição também fortalece para a solução deste problema junto aos outros representantes do governo estadual e federal.  “Não conhecia o deputado, a atuação dele tem me deixado bastante tranquila quanto a representatividade na Assembleia Legislativa. Vejo a dedicação e atuação com assuntos relacionados a saúde. Os munícipes de Rondonópolis estão bem representados. Realmente, a quantidade de vacinas disponibilizadas foi feita com base na população de 2018. Teve um crescimento populacional de um ano para outro. E, principalmente, porque não recebemos as vacinas para os policiais. Então, este grupo em nosso município ficou desassistido”, explica. 

A vacinação é a melhor estratégia para prevenção da gripe H1N1. Um dos sintomas apresentados pelo H1N1 é febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. É importante se atentar ao manter contato direto com pessoas infectadas, pois a transmissão ocorre da mesma forma quando é uma gripe comum. Outras medidas preventivas seriam lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, realizar uma boa alimentação, consumir bastante água e evitar locais fechados com aglomerado de pessoas. 

Com informações da assessoria de imprensa 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet