Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:23:23
informe o texto

Notícias / Geral

27/06/2019 às 16:28

Na Semana para Prevenção de Acidentes Domésticos, Procon realiza palestras em escolas sobre formas de evitá-los

Durante o evento foram elencadas diversas formas de evitar esses indesejados problemas

Leiagora

Na Semana para Prevenção de Acidentes Domésticos, Procon realiza palestras em escolas sobre formas de evitá-los

Foto: Assessoria

Após participarem de capacitação, funcionários da Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Rondonópolis (Procon) estão, nesta Semana Mato-Grossense para Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, que vai de 24 a 28 de junho, transmitindo os conhecimentos assimilados para alunos de quatro a 11 anos de diversas escolas.

Durante o curso realizado no Procon, que foi ministrado pela coordenadora da Rede Consumo Seguro e Saúde - MT (RCSS) do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Suziane Marchioreto, foram elencados diversos acidentes que podem acontecer dentro de casa e as maneiras de evitá-los. Ela esclareceu que a RCSS atua a partir de um esforço conjunto de vários órgãos de defesa do consumidor no Mato Grosso para preservar a vida e a saúde do consumidor e ressaltou que essa é uma das ações da rede, já que os acidentes domésticos são apenas um dos tipos de acidentes que podem ocorrer em virtude do consumo de produtos com algum defeito ou consumidos e utilizados inapropriadamente.

Suziane assinalou também que queimaduras e quedas são os acidentes mais frequentes e que as partes do corpo mais lesionadas são cabeça, braço e mãos. Segundo ela, a cozinha é o cômodo mais perigoso, devido a presença de vários riscos nela abrigados como facas, gases, fogo, etc.

Até agora, já receberam a visita dos funcionários do Procon de Rondonópolis as escolas da Rede Pública Municipal Daniel Paulista, Rubens Alves, Elaine Aparecida, Parque São Jorge e a escola particular Casinha Feliz. Hoje (27) à tarde, a partir das 14h, será a vez da Escola Alcides Pereira dos Santos assistir à palestra. E amanhã (28), o Procon vai para a Zona Rural com encontros na Escola Sete de Setembro, às 8h, e na EMR Fazenda Carimã, às 14 horas.

Crianças não devem brincar em lajes que não tenham grades de proteção nem andar de bicicleta, skate e patinete sem equipamentos de segurança. Também não devem circular em ruas em que transitem veículos ou soltar pipas em áreas onde há fios elétricos, pois pode haver choque de alta tensão pelo contato entre eles. Em casa, os vasos sanitários devem estar sempre fechados e os pequenos não podem ter acesso a fósforos, álcool, isqueiros, facas e objetos pontiagudos. Essas e outras dicas foram repassadas durante o simpósio no Procon.

Atitudes simples podem evitar tragédias no ambiente doméstico como queimaduras, inalações de produtos indevidos, quedas e afogamentos, por exemplo. Como o tempo de permanência das crianças em casa aumenta durante as férias e a melhor forma de prevenção é a orientação, de acordo com Suziane, a Semana Mato-Grossense para Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos acontece sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares.

Conforme frisa a coordenadora, apesar da supervisão dos pais ou de algum adulto responsável pelos menores ser fundamental, é possível conscientizá-los do melhor comportamento para sua própria proteção. “As crianças possuem entendimento, então, nós traduzimos essas informações de forma lúdica, com uma linguagem infantil, para que elas consigam compreender a saibam como agir para se preservar. É claro que isso não descarta a atenção dos pais”, observa Suziane, complementando que, em casos de acidentes graves é preciso procurar atendimento médico.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, são registrados, a cada ano, mil mortes e mais de 140 mil internações de crianças abaixo de 14 anos na Rede Pública de Saúde ocasionadas por acidentes domésticos. Buscando diminuir esses números e disseminar a importância da prevenção na redução desses acidentes, o Estado de Mato Grosso instituiu a lei 10.266/2015, a partir da qual foi criada a Semana Mato-Grossense para Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos. 

 
Com informações da assessoria de imprensa, Roberta Azambuja / Prefeitura de Rondonópolis 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet