Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:58:54
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/06/2019 às 18:39

Ministro em exercício critica campanha de desinformação sobre uso de defensivos

Para Marcos Montes, é preciso união de esforços para combater discurso ideológico e mostrar que alimentos brasileiros têm qualidade.

Leiagora

Ministro em exercício critica campanha de desinformação sobre uso de defensivos

Ministro em exercício, Marcos Montes, participa da abertura do Fórum Internacional de Inovação para Sustentabilidade na Agricultura

Foto: Divulgação

Ao participar nesta quinta-feira (27) da abertura do Fórum Internacional de Inovação para Sustentabilidade na Agricultura, o ministro em exercício da Agricultura, Marcos Montes, pediu união de esforços do governo e da iniciativa privada para combater a desinformação da população sobre o uso de  defensivos agrícolas na produção de alimentos.

De acordo com Marcos Montes, é preciso derrubar o discurso meramente ideológico que prejudica as exportações brasileiras, divulgando mais informações corretas para mostrar que os alimentos produzidos no Brasil são de ótima qualidade.

“Precisamos mostrar ao mundo que aqui se tem a maior agricultura em tamanho, mas também em responsabilidade. Precisamos derrubar o discurso meramente ideológico que desinforma as pessoas sobre os nossos alimentos. Um dos maiores empecilhos às exportações brasileiras é esta imagem que insistem em fazer de nós lá fora. São teorias ideológicas de quem não quer o Brasil competitivo”, disse Marcos Montes.

No Fórum Internacional, promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), foram discutidos temas como o papel das agrotecnologias na segurança alimentar, a informação correta sobre o uso e os riscos dos defensivos agrícolas, e a segurança alimentar com o uso de defensivos, entre outros.

A ideia comum é que a desinformação sobre o uso de defensivos vai contra os países que podem produzir comida para ajudar a garantir a segurança alimentar do mundo, e que o uso responsável das agrotecnologias é uma responsabilidade compartilhada entre governo e setor privado. É preciso, entre outras ações, educar os agricultores sobre a melhor forma de usar os produtos.

Marcos Montes lembrou que há uma parceria forte do ministério com o Ibama e a Anvisa na análise técnica dos defensivos aprovados para uso no Brasil, e que é preciso uma agilidade maior para contrapor as notícias falsas em torno do assunto e mostrar que os alimentos brasileiros são excelentes para o consumo.  Ele lembrou que há um projeto importante sobre defensivos agrícolas em debate no Congresso, e defendeu a modernização da legislação brasileira sobre o assunto.
Direto de Brasília, com Mapa
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet