Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
05:47:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/06/2019 às 08:24

Instituições buscam alinhamento para fortalecer atuação na defesa ambiental

Leiagora

Instituições buscam alinhamento para fortalecer atuação na defesa ambiental

Foto: MPEMT

Para obter êxito em eventuais pedidos de ressarcimento ou pagamento de dano na área ambiental, o Ministério Público depende de provas consistentes que indiquem a autoria do ilícito ambiental. O trabalho começa na fase de apuração e envolve várias instituições. Para garantir o alinhamento e a uniformização de procedimentos entre os órgãos envolvidos na apuração e repressão aos crimes ambientais, a Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística promoveu nesta quinta-feira (27) reunião interinstitucional.

Na abertura dos trabalhos, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe destacou que a ideia da realização da reunião interinstitucional surgiu após o recebimento de diversas reclamações. De um lado, promotores de Justiça reclamam das provas colhidas e de outro, instituições apontam divergências de entendimentos. “A proposta é reunir todos os lados para debatermos de forma mais objetiva os materiais que sustentam  as provas que utilizamos para buscarmos a responsabilização dos autores dos crimes ambientais”, ressaltou o procurador de Justiça.

O diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada, destacou a importância da iniciativa. “O alinhamento é essencial para evitar  sobreposições do mesmo serviço por instituições diversas. Cada um fazendo o que cabe à sua parte, a mão de obra é otimizada”, afirmou.

Okada acrescentou ainda que a área do meio ambiente é muito complexa e que o conjunto probatório obtido na fase de apuração do dano é fundamental para que as políticas públicas de preservação do meio ambiente sejam realmente efetivadas. Atualmente, a Politec conta com sete peritos ambientais para atender todo o estado. “Estamos trabalhando para a capacitação dos profissionais que ficam nas regionais para que possam fazer o primeiro levantamento, antes da chegada do especialista”, disse.

O promotor de Justiça que atua na defesa do meio ambiente natural na Capital, Joelson de Campos Maciel, ressaltou que a integração das instituições é necessária para a uniformização dos procedimentos. “Manter esse canal aberto entre o Ministério Público e as demais instituições que atuam na defesa do meio ambiente é fundamental para o sucesso das nossas ações”, acrescentou.

Participaram das discussões representantes do Ministério Público Federal (MPF), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (PBMPA), Corpo de Bombeiros Militar e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT – VEMA/JUVAM).
Da assessoria, Clênia Goreth/MPMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet