Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:10:47
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/06/2019 às 09:25

MP pede esclarecimento sobre venda de fazenda de conselheiro afastado do TCE

A promotoria quer o compartilhamento de provas colhidas durante a Operação Ararath

Maisa Martinelli

MP pede esclarecimento sobre venda de fazenda de conselheiro afastado do TCE

Foto: ponto na curva

O promotor de Justiça, Celio Joubert Fúrio, por meio do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), solicitou ao ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o compartilhamento de provas colhidas durante a Operação Ararath para servir de contribuição ao inquérito civil sobre possível irregularidade na venda de uma fazenda do conselheiro afastado do Tribunal de Contas (TCE), Antônio Joaquim.
 
O ofício foi enviado ao Supremo no último dia 13, para verificar se a venda da área, realizada com dinheiro de propina, tem algum envolvimento com uma suposta negociação da vaga ocupada por Antonio Joaquim no Conselho do TCE.
 
“Tramita nesta 35ª Promotoria de Justiça Cível o Inquérito Civil instaurado para apurar possível irregularidade na venda de propriedade rural pertencente ao Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sr. Antônio Joaquim, cuja negociação envolveria também sua ‘vaga’ no órgão de contas”, pontuou o promotor.
 
As investigações tiveram início quando o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em delação premiada, afirmou que a negociação de compra e venda da propriedade rural foi adquirida com dinheiro ilícito. A propriedade, localizada em Nossa Senhora do Livramento, foi vendida pelo conselheiro ao empresário Wanderley Fachetti Torres, proprietário da construtora Trimec.

De acordo com a delação, Antônio tinha conhecimento que Silval era o principal comprador de sua fazenda, embora os trâmites tenham sido feitos com Faccheti, que, portanto, sabia que o dinheiro utilizado para comprar o imóvel rural era de propina.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet