Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:26:08
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/06/2019 às 11:03

Mato Grosso prepara criação do Conselho do Leite para fomentar cadeia

Formado por representante de produtores e indústrias do setor, terá a função de propor soluções conjuntas, entre elas a formação de um preço de referência.

Leiagora

Mato Grosso prepara criação do Conselho do Leite para fomentar cadeia

Produção de Leite, Armando Urenha, Mauro Machado Vieira, Dolor Vilela de Figueiredo Neto

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Uma das preocupações da atual diretoria da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT) é a relação do produtor com a porteira para fora. Segundo o presidente eleito neste mês de junho, Diogo Vilela Figueiredo Neto, também presidente do Sindicato Rural de Juscimeira, boa parte não sabe calcular o preço do seu leite.

Uma das ferramentas para auxiliá-lo nesta tarefa, entre outras, será a criação de um Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite), já existente em estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, cuja função é propor soluções conjuntas, entre produtores e indústrias, para problemas comuns do setor.

Um passo neste sentido já foi dado. Na segunda-feira, 24, realizou-se a primeira reunião da Câmara Técnica, quando se discutiu os parâmetros de utilização das informações a serem geradas pelo Conseleite. “Ainda não foi sua instalação, mas já estamos encaminhando para consolidá-lo no Estado”, diz Dolor Vilela, argumentando que todas estas informações são sigilosas, confidenciais.

“Com o conselho, o produtor passa a ter uma ferramenta excepcional para observar e alinhar sua produção. Quando for colocado o preço de sugestão, ele passa a ter um parâmetro para programar sua vida. Haverá uma escala de preço, de acordo com a qualidade do leite”, explicou.

Como funciona

O Conseleite é uma associação civil, sem personalidade jurídica (portanto, informal), com estatuto e regulamentos próprios, que reúne, de forma paritária, representantes dos produtores rurais e de leite e indústrias de laticínios. No caso de Mato Grosso, a presidência será rotativa – a cada ano assume um representante de uma das partes.   

Segundo seus idealizadores, sua criação se baseou na necessidade de estabelecer, sempre em comum acordo entre produtores e indústrias, formas alternativas de remuneração do leite ao produtor, que reduzissem os conflitos gerados após a desregulamentação do setor na década de 1990.

Após a instalação do Conseleite mato-grossense, seus membros passarão a se reunir mensalmente para avaliar e aprovar os preços de referência do leite. No caso de Mato Grosso do Sul, por exemplo, há uma calculadora para fazer a simulação do preço de referência ao produtor, onde são analisados teor de gordura, de proteína, de CCS (Contagem de Células Somáticas), CBT (Contagem Bacteriana) e quantidade entregue ao laticínio.

“Assim que o sistema estiver funcionando, o produtor terá possibilidade de direcionar sua produção e melhorar a qualidade do seu leite, contribuindo para a sua profissionalização. Em minha opinião, vai abrir a cabeça de muitos produtores”, conclui Dolor Vilela, acrescentando que estes dados estarão disponíveis na internet e em aplicativos de celular.   
Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet