Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
14:01:29
informe o texto

Notícias / Geral

01/07/2019 às 18:04

'Mendes diz que não é truculento, mas corta salário de professores', diz presidente do Sintep

A greve na educação já dura mais de 30 dias e o governador determinou o corte dos pontos da categoria

Luana Valentim

'Mendes diz que não é truculento, mas corta salário de professores', diz presidente do Sintep

Foto: Reprodução da internet

 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Mato Grosso, Valdeir Pereira, destacou, nesta segunda-feira (01), que é uma vergonha a forma que o governador Mauro Mendes (DEM) apresentou a proposta de restituição dos salários descontados da categoria referente ao mês de maio.

Saiba Mais: Greve da Educação

Devido à greve, que já dura há mais de 30 dias, Mendes – afirmando que a paralisação é ilegal – disse que, caso os profissionais não voltassem ao trabalho, seriam cortados os pontos. Com a resistência da categoria, houve o corte de ponto.

Segundo Valdeir, o dinheiro descontado dos salários da categoria está sendo utilizada para outras finalidades. Ele avalia que o governo deve suspender, de imediato, os descontos feitos nos salários dos servidores. E que sejam depositados no dia 10 os pagamentos dos proventos que foram descontados em folha complementar referente ao mês de maio.

O presidente do Sintep ainda disse que o governo declara estar aberto a diálogos, mas, na prática, é truculento e raivoso. E que se tivesse boas intenções, já teria apresentado os holerites com descontos em duplicidade, inclusive, do mês de maio.

“Na realidade nós vamos buscar essas negociações com o governo. O que suspende greve é proposta e nós estaremos cobrando isso em dois pontos: a Lei nº 510 e a restituição imediata dos pontos que foram cortados”, disse.

Contudo, Valdeir afirmou que a greve se mantém por tempo indeterminado. E que se o governo tem pressa para resolver essa questão no Estado, que apresente uma proposta imediata para esses dois pontos.

“Já estamos com uma assembleia marcada para a próxima segunda-feira e caso o governo realmente esteja interessado em avançar nas negociações, que apresente uma proposta. Estamos até com pré-disposição de antecipar a assembleia”, pontuou.

Valdeir disse que Mendes está brincando de governar o Estado, por utilizar-se de um discurso e adotar outras práticas. Pois se diz não ser um governo truculento, mas faz os cortes nos salários dos trabalhadores.

Ainda pontuou que o governo está equivocado ao afirmar que a greve dos profissionais da Educação estaria enfraquecida e dispara: ‘O governo precisa parar de ficar perdendo tempo em dizer que a greve está enfraquecida e se debruçar para apresentar uma proposta decente para os trabalhadores’.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet