Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
04:56:22
informe o texto

Notícias / Geral

02/07/2019 às 09:36

Festa de São Pedro é atração cultural turística na comunidade de Bonsucesso

Foram três dias de festa com danças e gastronomia regional

Leiagora

Festa de São Pedro é atração cultural turística na comunidade de Bonsucesso

Foto: Assessoria

Várzea Grande encerrou o mês de junho comemorando o dia de São Pedro, o santo dos pescadores, neste final de semana. Festa tradicional da comunidade católica e que foi incorporada à cultura várzea-grandense reuniu dezenas de devotos no Distrito de Bonsucesso, nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Festa, já em sua 39ª edição, conquistou devotos, que hoje vêm de todos os municípios que integram o Vale do Rio Cuiabá. A programação é marcada pela fartura do peixe frito – no grande almoço do dia 29 - e pela procissão fluvial, onde a imagem do santo é conduzida por canoas pelo rio Cuiabá. Os festejos, que duram três dias, contemplam toda uma programação litúrgica, com missa campal e procissão pelas ruas da comunidade.

No dia, 29, dia de São Pedro, a alvorada com queima de fogos mobilizou todos os moradores à participarem da programação, que nessa data especial, reuniu festeiros, pescadores em um grande café da manhã e exaltação da imagem do santo pelas ruas da comunidade.

“Várzea Grande cultiva e perpetua sua fé no santo católico que ficou conhecido como protetor dos pescadores. A festa que agregava ribeirinhos em comemoração à fartura extraída do rio passou a ser reconhecida nacionalmente e incorporada ao calendário de nossa cidade. Apesar de todo clima festivo, é momento de agradecer e renovar nossa fé”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Amaral de Castro Pinto.

Como ocorre anualmente, a prefeitura sempre apoia a festa de São Pedro. “Há uma parceria entre várias secretarias, o que possibilita uma melhor logística à região e estrutura à realização do evento”, explicou o secretário. A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, a de Viação, Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, são as Pastas que promovem ações diretas ao evento e contribuem para a grandiosidade que a festa merece, contou o secretário José Roberto.

A festa foi realizada pela Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso. Na sexta, a programação teve início às 19h, com abertura oficial, seguida do baile popular, com atrações musicais e artísticas locais, até às 22h.  

No sábado, a alvorada às 4h abriu a programação do dia 29, com queima de fogos. Na sequência procissão terrestre até a comunidade Nossa Senhora do Bonsucesso. Procissão fluvial, com participação de embarcações de pequeno e médio porte, com ornamentações simples e imagens do santo. Do rio, a festa teve continuidade com o tradicional chá com bolo e missa campal, e logo após, o grande almoço: a peixada preparada pela comunidade.

No domingo, foi a vez das apresentações culturais e da corrida de canoas, nas categorias feminina e masculina.

 
Direto de Várzea Grande, Marianna Peres - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet