Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:05:45
informe o texto

Notícias / Geral

03/07/2019 às 09:32

Secretário de Educação participa de Encontro Internacional de Avaliação Formativa e Digital

Encontro reúne pesquisadores nacionais e internacionais

Leiagora

Secretário de Educação participa de Encontro Internacional de Avaliação Formativa e Digital

Foto: Assessoria

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, está participando do 1º Encontro Internacional Sobre Avaliação Formativa e Digital em Juiz de Fora em Minas Gerais. O evento ocorre de 1º a 3 de julho e é promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

O Encontro reúne na cidade mineira pesquisadores nacionais e internacionais com representantes da França, Luxemburgo, Itália e Portugal, numa oportunidade para dialogar e conhecer mais sobre os novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre as estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos, e em diferentes suportes.

Para Fidelis, a avaliação da educação pública teve nas duas últimas décadas um grande avanço no país, expresso na consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que data do início dos anos 1990, e nos programas estaduais de avaliação que a partir de 2000 vieram se alinhar com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a expandir as avaliações para outras etapas da educação.

“A recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular trouxe um novo impulso para o desenvolvimento de estratégias de avaliação formativa com o foco nas habilidades que constituem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ao longo do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação do desempenho centrada nos objetivos do conhecimento e habilidades da BNCC constitui o escopo principal da avaliação processual”, afirmou o secretário, destacando as iniciativas que buscam desenvolver a cooperação entre pesquisadores, professores e avaliadores com a intenção de aprimorar os instrumentos de avaliação empregados no cotidiano da gestão escolar.

“Em alguns casos o objetivo é desenvolver bancos de itens em bases colaborativas e colocá-los à disposição das escolas para promover o acompanhamento da realização das metas escolares e uma reflexão entre profissionais da educação básica sobre as práticas docentes e a execução dos objetivos curriculares”, explicou.

Como presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – UNDIME/MT, Silvio Fidelis participou nesta terça-feira, dia 2, de uma reunião do Colegiado Ampliado. O encontro ocorreu em Juiz de Fora/MG por ocasião da realização do 1º Encontro Internacional de Avaliação Formativa e Digital. Na pauta, foram debatidas políticas e programas das Secretarias de Educação Básica e de Alfabetização do MEC;  a apresentação da parceria entre Fundação Lemann e Undime, no âmbito do ProBNCC; e assuntos internos da Undime. Um dos principais pontos da reunião foram as questões relacionadas ao 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que será realizado na Bahia, de 13 a 16 de agosto deste ano.
Direto de Várzea Grande, Fred Nogueira - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet