Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
21:55:09
informe o texto

Notícias / Política

08/07/2019 às 16:42

‘Novo espaço irá acelerar análises de CAR e gerará mais empregos’, diz Mendes

Mendes destacou que hoje há mais de 60 mil cadastros na fila aguardando para serem analisados

Luana Valentim

‘Novo espaço irá acelerar análises de CAR e gerará mais empregos’, diz Mendes

Foto: Reprodução da internet

O governador Mauro Mendes (DEM) inaugurou na manhã desta segunda-feira (08), uma nova unidade para analisar os Cadastros Ambientais Rurais no Estado de Mato Grosso que hoje há mais de 60 mil na fila aguardando.

Mendes destacou que, em 2018, foram analisadas aproximadamente 2 mil unidades e isso levaria, se mantivessem a mesma performance do ano passado, 30 anos para terminar esse trabalho.

“Então com o apoio incondicional do Ministério Público pelo promotor de Justiça, Marcelo Vachiano e o excelente trabalho da Secretaria de Estado do Meio Ambiente com vários profissionais estamos hoje aqui inaugurando uma nova unidade”, disse.

Segundo o governador, o novo espaço irá gerar empregos, vai permitir o crescimento de muitos setores o que será bom para o setor produtivo e melhor ainda para o Estado de Mato Grosso.

“Teremos aqui aproximadamente 60 profissionais, queremos produzir de quatro a cinco mil análises por mês, mas isso vai depender da qualidade deste material que pode ser analisado em primeira ou em segunda análise e nós, com isso, vamos destravar ao permitir que esses produtores rurais tenham o mais rapidamente possível o seu CAR validado pelo nosso órgão”, frisou.

O CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi criado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA para auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
 
Trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
 
O CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
 
Embora caiba a cada Estado, por meio de seus órgãos ambientais, estabelecer o CAR, o Decreto nº 7.830/2012 criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR, que integrará o CAR de todas as Unidades da Federação, além de regulamentá-lo.
 com informações do OECO
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet