Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:49:12
informe o texto

Notícias / Política

09/07/2019 às 08:01

Porta-voz diz que governo pretende alienar aeronaves sucateadas da Funai

O edital de alienação deve ser publicado nos próximos dias

Leiagora

Porta-voz diz que governo pretende alienar aeronaves sucateadas da Funai

Foto: Reprodução

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira, 8, que o presidente Jair Bolsonaro pretende se desfazer das nove aeronaves da Fundação Nacional do Índio (Funai) que teriam sido abandonadas. O edital de alienação deve ser publicado nos próximos dias.

"Com a assunção da nova gestão da Funai, foram analisados e revistos todos os processos em andamento, inclusive o dessas aeronaves. Nesses meses de atuação foram superados entraves burocráticos e finalizada a instrução para publicação da concorrência de alienação, cujo edital deve ocorrer nesta semana", disse Rêgo Barros.

Ele afirmou que, "após a finalização do processo de desfazimento dos equipamentos, a Funai irá apurar as responsabilidades que, eventualmente, resultem de condutas negligentes com o patrimônio público".

Mais cedo, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, cobrou da Funai uma apuração sobre o sucateamento de nove aeronaves que deveriam garantir atendimento médico para a população indígena de todo o País.

Um relatório interno da instituição obtido pelo Estado mostra que, das nove aeronaves sob a responsabilidade da Funai, três estão em estado irrecuperável, uma acidentada e o restante inoperante.

O documento alerta para a situação de descaso e abandono da frota, com risco até de incêndio no caso de aeronaves que estão estacionadas em gramado no aeroporto internacional de Brasília.
 
Direto de Brasília, Julia Lindner, Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet