Cuiabá, sábado, 20/04/2024
04:12:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

09/07/2019 às 09:01

Vacinação contra aftosa atinge 99% do rebanho gaúcho

Este ano a vacina teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml

Leiagora

Vacinação contra aftosa atinge 99% do rebanho gaúcho

Foto: Reprodução

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2019, realizada em maio, teve cobertura de 99% do rebanho gaúcho de bovinos e búfalos, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A meta inicial era atingir 90% do plantel, estimado em 12,5 milhões de animais.

Este ano a vacina teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml - a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir os nódulos.

"Tivemos grande mobilização de nossos pecuaristas, que foram responsáveis pela vacinação, garantindo ao nosso Estado a sanidade do rebanho", diz o secretário Covatti Filho.

Conforme levantamento do Departamento de Defesa Sanitária da Seapdr, a etapa envolveu 288.875 propriedades rurais com 12,6 milhões de bovinos e búfalos. Foram imunizados 12,5 milhões de animais, correspondendo a 99% do rebanho, em 279.879 estabelecimentos, que representam 96,89% das propriedades no Estado.

"Os índices alcançados superam a meta estabelecida pelo Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul, que é de 90%, e a sugerida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 85%", destaca o coordenador do Programa Estadual, Fernando Groff.

Mesmo superando as metas, a Seapdr está executando ações corretivas e buscando ativamente os inadimplentes desta etapa de vacinação. A pasta também está planejando atividades de educação sanitária nos municípios que tiveram os menores índices de cobertura vacinal, com o objetivo de aumentar esses indicadores já na próxima etapa de vacinação, programada para novembro.

Os produtores que não comprovaram a vacinação ficarão com suas propriedades interditadas até a sua regularização e sofrerão sanções, conforme determinado pela legislação vigente. As informações partem da assessoria de imprensa da Seapdr.

 
Direto de Porto Alegre, Agência Safras
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet