Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:25:53
informe o texto

Notícias / Geral

09/07/2019 às 09:32

Prova Várzea Grande 2019 será aplicada hoje (9) e avaliará nível de aprendizagem dos alunos da rede pública

A prova será para alunos matriculados no quinto e nono ano da rede pública municipal

Leiagora

Prova Várzea Grande 2019 será aplicada hoje (9) e avaliará nível de aprendizagem dos alunos da rede pública

Foto: Assessoria

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer aplica nesta terça-feira, 9, a Prova Várzea Grande 2019 para os estudantes matriculados no quinto e no nono anos das escolas da rede pública municipal. O objetivo da prova é avaliar o nível de aprendizagem dos alunos antes da realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do Ministério da Educação.

De acordo com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, a Prova Várzea Grande faz parte do conjunto de estratégias contidas no Plano Municipal de Educação para garantir o avanço gradativo do processo de ensino aprendizagem na rede pública do município.

“A Prova Várzea Grande é uma ferramenta estratégica da Educação que vai permitir a avaliação do aprendizado de nossos alunos, além de ser um treino para as provas do SAEB que vai ocorrer em novembro quando seus dados irão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019.

Conforme Gonçalina, desde o início do ano letivo, os professores têm estimulado seus alunos para a participação da prova, reforçando a importância da avaliação e destacando que os resultados serão a base referencial para a efetivação das políticas públicas da secretaria na implementação de intervenções pedagógicas, assim como nas formações de 2019 e 2020.

A prova foi elaborada pelo corpo técnico do Núcleo Tecnológico Municipal – NTM, em parceria com a Superintendência Pedagógica. O questionário é composto por 20 questões de Português e 20 questões de Matemática com múltipla escolha. Terão três horas e meia para serem respondidas e haverá o  acompanhamento de técnicos do Pedagógico da Educação. As provas serão aplicadas durante o horário normal e não irá interferir no andamento das aulas.

Para o secretário Silvio Fidelis, baseados nos resultados gerais de avaliação da aprendizagem dos alunos é possível implementar e aprimorar mecanismos para garantir o avanço nos processos educacionais, e a Prova Várzea Grande é uma ação que possibilita uma análise abalizada para aferir resultados, além de melhorar a posição do município no Índice do Ideb. “Temos como meta avançar de 3,9 para 5,2 para o nono ano e de 5,3 para 5,8 para o quinto ano, por isso todos nossos esforços estão sendo feitos focados neste objetivo”, assegurou.

O secretário destacou os avanços que a Prefeitura Municipal tem alcançado nestes últimos anos com a inauguração de novas escolas, centros de Educação Infantil, reformas estruturais e reconstrução de escolas, reposição de equipamentos e mobiliário, além da convocação de professores, técnicos e profissionais capacitados aprovados no concurso público, sendo todas estas ações fundamentais para promover uma educação de qualidade.
Direto de Várzea Grande, Fred Nogueira - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet