Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:02:40
informe o texto

Notícias / Política

10/07/2019 às 14:38

AL mantém FEX na receita do Estado e servidores vê chances de pagamento da RGA

A derrubada do veto atende a uma reivindicação dos servidores públicos estaduais que ‘brigam’ para que o Estado cumpra o pagamento da Revisão Geral Anual.

Fernanda Leite

AL mantém FEX na receita do Estado e servidores vê chances de pagamento da RGA

Foto: Reprodução internet

Os deputados estaduais derrubaram o veto do governo Mauro Mendes (DEM) à emenda parlamentar que incluiu a verba do Fundo de Fomento às Exportações (FEX) na receita do estado para 2019, agora, o valor poderá ser destinado para pagamento, a exemplo, da Revisão Geral Anual (RGA).

“A inclusão dessa receita oriunda do Fex na Lei Orçamentaria 2019 é de suma importância para arcar com despesas do Estado a exemplo da RGA 2018 (Lei 10.572/2017) e RGA 2019 dos servidores públicos do Poder Executivo”, disse Oscarlino Alves, do Sindicato dos  Servidores da Saúde.

O presidente da Assembleia Legisaltiva, deputado estadual, Eduardo Botelho (DEM), explicou que o pagamento do próximo FEX virá com uma lei garantida confirmando os repasses anualmente e com suas datas programadas. Com isso, ele "não vê problema na derrubada do veto". 
 
“O governo disse, caso houvesse uma previsibilidade constitucional, ele não veria problema nenhum do FEX entrar na Receita Corrente Líquida. Como os indicadores estão mostrando que, caso o FEX venha, ele vai vir com uma lei garantida. Então nada mais justo que derrubar esse veto”, alegou.
 
A derrubada do veto atende a uma reivindicação dos servidores públicos estaduais que ‘brigam’ para que o Estado cumpra o pagamento da Revisão Geral Anual.

Desde ano passado, Mato Grosso não recebe o repasse do FEX que era pago rigorosamente ao final do ano.  O governo Mauro Mendes  e a bancada federal do Estado por reiteradas vezes pede a liberação do recurso com urgência ao governo federal. 

Veto mantido

Os parlamentares decidiram manter o veto a lei de autoria da deputada estadual  Janaina Riva (MDB) que  previa a prestaçã ode contas de viagens internacionais realizadas por membros do primeiro escalão do Governo do Estado. Os  deputados consideraram  o texto inconstitucional. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet