Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:23:49
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/07/2019 às 17:28

STJ acolhe manifestação do Ministério Público e nega recurso à Energisa

A empresa foi condenada a instalar posto de atendimento ao consumidor na cidade de Planalto da Serra-MT

Leiagora

STJ acolhe manifestação do Ministério Público e nega recurso à Energisa

Foto: Reprodução Internet

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu manifestação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e negou provimento ao recurso interposto pela Energisa Mato Grosso contra sentença que a condenou a instalar posto de atendimento ao consumidor na cidade de Planalto da Serra (a 256km de Cuiabá), que pertence à jurisdição da comarca de Chapada dos Guimarães. A empresa também está obrigada a comunicar previamente a população de eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. 

De acordo com a promotora de Justiça Anízia Tojal Serra Dantas, da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada, a partir da decisão do STJ será instaurado um Procedimento Administrativo para notificar a concessionária de energia elétrica para que encaminhe ao Ministério Público relatórios mensais com todos os atendimentos realizados no posto, constando data, hora e objeto da reclamação, pelo período de seis meses, para que assim seja verificado se de fato a decisão está sendo cumprida.

De acordo com a notificação a ser enviada, a Energisa deverá fazer um comunicado formal aos consumidores, a ser divulgado na conta de energia, informando que o posto de atendimento foi instalado no município, com endereço certo, e que está à disposição da população, com funcionamento em determinado horário, de maneira que todos os consumidores que receberem a conta de luz sejam informados. O Ministério Público fará vistoria in loco em datas e horários não pré-determinados, para verificar se os atendimentos estão sendo feitos e o posto devidamente instalado. 

Além disso, o MPMT promoverá audiência pública para divulgar o teor da decisão e esclarecer as consequências do seu descumprimento. “Ademais, vamos pedir apoio da comunidade local para que nos auxilie no sentido de fiscalizar o cumprimento da decisão, por meio de denúncias. Com isso, buscamos aproximar a sociedade da instituição de modo que a população compreenda que pode contar com o Ministério Público na  defesa dos seus direitos”, explicou a promotora. 
Da assessoria, Ana Luíza Anache/MPMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet