Cuiabá, sábado, 20/04/2024
02:44:56
informe o texto

Notícias / Geral

12/07/2019 às 10:59

Sicoob abre crédito consignado para servidores públicos de Várzea Grande

A linha de crédito é valida somente para servidores efetivos

Leiagora

Sicoob abre crédito consignado para servidores públicos de Várzea Grande

Foto: Assessoria

Servidores municipais de Várzea Grande poderão contratar, a partir de hoje, dia 10, empréstimos consignados em folha de pagamento junto à cooperativa de crédito Sicoob. Nesse primeiro momento, a operação estará disponível aos efetivos, que somam cerca de 3,7 mil colaboradores.

Um convênio celebrado entre a instituição financeira e a secretaria de Administração possibilita as operações que estão firmadas sobre taxas de juros abaixo do mercado, inclusive, quando comparadas às operações do também chamado crédito consignado que costumam ser diferenciadas em relação ao que é adotado pelo segmento. As taxas de juros variam de 1,49% a 1,68% ao mês.

Conforme dados do mercado, operações de crédito consignado têm gerado juros mensais de quase 1,70% aos tomadores em bancos oficiais. Como explicam os representantes da Cooperativa, Celso Bortoleto, gerente de Relacionamento e Negócios, e Luis França, assistente de Negócios, a fixação da taxa depende do valor pretendido pelo servidor e do prazo de pagamento, que varia de seis a 72 meses. “Com esse convênio junto à prefeitura estamos ofertando juros mais baixos e reduzindo o número de parcelas. O que se encontra no mercado hoje, quando a taxa do consignado está mais acessível, é um volume de parcelas muito alto, chegando a 96 meses”, explica França.

O secretário de Administração, Pablo Pereira, explica que o convênio é uma alternativa que o Município busca para fomento da economia, pois o servidor pode se programar para investimentos e pagar um valor mais justo pela tomada de crédito, bem como, é uma forma de aliviar o superendividamento das famílias que podem trocar dívidas mais caras, como as de cartão de crédito e cheque especial, por uma única conta que pode ser paga em condição mais favoráveis ao servidor”.

Como faz questão de ressaltar o titular da Pasta, o consignado é uma opção e não uma necessidade. “O tomador deve avaliar muito bem sua real necessidade, comparar taxas e condições e só bater o martelo na certeza de que está de fato realizando um bom negócio, adquirindo uma dívida que não vá comprometer o orçamento familiar. Sabemos que em média, o prazo de quitação de um financiamento como esse é de cerca de 36 meses. Ou seja, o servidor vai estar por três anos recebendo menos”.

Num primeiro momento, os servidores efetivos poderão realizar a simulação do empréstimo no hall de entrada do prédio principal da prefeitura, onde está instalada a estrutura do Sicoob, até a próxima sexta-feira, em horário comercial. Após esse prazo, a Cooperativa localizada na Avenida Filinto Muller estará recepcionando essas demandas.

O primeiro passo, como explica Bortoleto, é a consulta à margem de crédito do servidor e a simulação do empréstimo. “Com essas informações será possível avaliar as condições de juros, limites e prazo para cada servidor interessado”. Por se tratar de empréstimo consignado, com desconto mensal em folha de pagamento, as restrições e negativações juntos aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não impedem a realização da operação.

 
Direto de Várzea Grande, Marianna Peres - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet