Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
01:32:42
informe o texto

Notícias / Política

12/07/2019 às 15:45

Governador rejeita proposta de deputados para conceder reajuste na Educação

Questionado sobre o reajuste salarial dos profissionais da Educação, Mendes afirmou que não pode passar por cima da legislação nem 'quebrar' o estado

Maisa Martinelli / Fernanda Leite

Governador rejeita proposta de deputados para conceder reajuste na Educação

Foto: A Tribuna MT

A decisão de conceder ou não o reajuste salarial solicitado pelos profissionais da Educação parece estar bem definida para o governador Mauro Mendes (DEM). Ele negou o aumento salarial de 7% em três parcelas sugerido pelos deputados estaduais.

Mendes foi objetivo e afirmou não poder passar por cima da legislação. No documento, assinado pelos 24 deputados, a proposta  seria: a primeira parcela de  2,6% na folha salarial de agosto;  a segunda, também de 2,6%, na folha de novembro. Já a última, de 2,49%, em fevereiro de 2020. 

“Existe uma lei de responsabilidade fiscal, federal, aprovada no ano 2000, que é superior às leis estaduais hierarquicamente – existe a prevalência de leis –  que diz claramente que, estourando o limite de gastos com o pessoal, nós ficamos impedidos de dar qualquer aumento na folha salarial”, pontuou.

Mendes foi além. “Nada disso mudou na última semana, nos últimos meses e, enquanto não mudar, nós não temos condições”, completou.

Sobre a possibilidade de deputados apresentarem proposta para acabar com a pauta, o governador pontuou que tudo será ouvido, mas que não deixará o Estado se endividar com gastos excessivos. “Nós estamos aqui para ouvir, mas decidir em cima da verdade e de fatos concretos. Eu não posso ser, e nós não seremos uma administração irresponsável, que vai ficar dando cheque sem fundo, autorizando gastos, obras...”

O relato de Mendes foi feito na tarde desta sexta-feira (12), durante um encontro com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, no Palácio Paiaguás.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet