Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:33:04
informe o texto

Notícias / Esporte

13/07/2019 às 10:58

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio

Leiagora

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres

Foto: Divulgação

A opção de tratamento alternativo, como opção terapêutica, denominado Equoterapia, para ajudar pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, poderá ser implementado no município de Cáceres, (a 234 km de Cuiabá) a Indicação n° 3045/19 foi apresentada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quinta-feira (11).  

A proposta tem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Os exercícios realizados com o cavalo altera a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento.

Conforme a justificativa equoterapia é uma terapia com cavalos que contribui para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, ortopédicos, posturais, comprometimentos mentais e sociais ou com dificuldade de concentração.

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio; aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhora o tônus muscular; permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Barra do Garças

Outra indicação (n° 2844/19) do parlamentar será encaminhada ao governo do estado com cópia ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, acerca da necessidade de viabilizar recursos restruturação adequação e ampliação da feira de Barra do Garças (distante 521 km de Cuiabá).

Chapada dos Guimarães

Para o Distrito de Água Fria, localizado no município de Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), o deputado apresentou a indicação n° 3043/19 propondo a necessidade de recursos financeiros para aquisição de uma ambulância. O pedido foi solicitado pelo presidente municipal do Partido Progressista, Eduardo Neves.
Direto da assessoria, Adriane Rangel
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet