Cuiabá, sábado, 17/08/2019
16:49:18
informe o texto

Notícias / Esporte

13/07/2019 às 10:58

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio

Leiagora

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres

Foto: Divulgação

A opção de tratamento alternativo, como opção terapêutica, denominado Equoterapia, para ajudar pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, poderá ser implementado no município de Cáceres, (a 234 km de Cuiabá) a Indicação n° 3045/19 foi apresentada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quinta-feira (11).  

A proposta tem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Os exercícios realizados com o cavalo altera a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento.

Conforme a justificativa equoterapia é uma terapia com cavalos que contribui para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, ortopédicos, posturais, comprometimentos mentais e sociais ou com dificuldade de concentração.

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio; aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhora o tônus muscular; permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Barra do Garças

Outra indicação (n° 2844/19) do parlamentar será encaminhada ao governo do estado com cópia ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, acerca da necessidade de viabilizar recursos restruturação adequação e ampliação da feira de Barra do Garças (distante 521 km de Cuiabá).

Chapada dos Guimarães

Para o Distrito de Água Fria, localizado no município de Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), o deputado apresentou a indicação n° 3043/19 propondo a necessidade de recursos financeiros para aquisição de uma ambulância. O pedido foi solicitado pelo presidente municipal do Partido Progressista, Eduardo Neves.
Direto da assessoria, Adriane Rangel

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet