Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
18:50:42
informe o texto

Notícias / Política

13/07/2019 às 15:18

Governo não vê derrubada do veto do Fex como derrota, mas democrático

Os servidores públicos, há tempos, pediam aos parlamentares para que derrubassem o veto do Executivo para haver a possibilidade do pagamento da RGA deste ano.

Fernanda Leite

Governo não vê derrubada do veto do Fex como derrota, mas democrático

Foto: Reprodução internet

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, ‘vê com bons olhos’ a decisão dos  deputados estaduais, incluindo os base, por optarem pela derrubada o veto do governo Mauro Mendes (DEM) e incluir o recurso do Fundo de Fomento às Exportações (FEX) na receita do estado para 2019. Com o dinheiro do Fundo será possível usá-lo até mesmo para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

“A gente queria  resolver e discutir com o dinheiro do FEX em caixa. Esse é um problema que nós gostaríamos de discutir. Não consideramos derrotados, mas democrático. A Casa de Lei é para ter esses debates, muito necessários para a sociedade", declarou.  

A emenda 31/19, vetada pelo governo e derrubada pelos deputados, de autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), altera o artigo terceiro com a seguinte redação: o FEX integra a Base de Cálculo da Receita Corrente Líquida Ajustada.

Botelho explicou que o veto do governo ao FEX se deu porque não havia previsão de repasse anual do FEX, fato que causaria transtorno às contas públicas. Mas que já há entendimento para que o repasse seja normatizado por lei, garantindo, assim, o recurso. “Isso não causará nenhum prejuízo ao governo, muito pelo contrário, vai dar uma condição para que entre na Corrente Líquida e possa beneficiar pagamentos como a RGA aos servidores, que é o desejo de todos, inclusive do próprio governo”, avaliou.

Os servidores públicos, há tempos, pediam aos parlamentares para que derrubassem o veto do Executivo para haver a possibilidade do pagamento da RGA deste ano. 

Quanto ao pagamento do FEX, este continua com data incerta para ser pago a Mato Grosso. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet