Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:32:17
informe o texto

Notícias / Geral

15/07/2019 às 09:25

Município tem avaliação positiva no desenvolvimento do Programa Mais Alfabetização

No total são 53 escolas municipais que desenvolvem o programa

Leiagora

Município tem avaliação positiva no desenvolvimento do Programa Mais Alfabetização

Foto: Assessoria

O programa Mais Alfabetização - PMALFA - foi implementado pela portaria n° 142, de 22 de fevereiro de 2018, e tem como principal diretriz fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1° e 2° ano ensino fundamental. O município de Várzea Grande conta com 53 escolas municipais que aderiram ao programa, e aproximadamente 6.800 estudantes que estão sendo atendidos durante  o ano 2019.

As Escolas Municipais de Educação Básicas – EMEBS, Honorato Pedroso de Barros, Ângela Jardim Botelho e Emanuel Benedito de Arruda, receberam a visita da Coordenadora Municipal do Programa Sara Vitalino de Souza, e das Coordenadoras Estaduais/Undimed/Consed: Ednéia Domingas de Miranda Saga e Jackeline Stefane Martins.

Atualmente o Ministério da Educação-MEC, preceitua que o estudante para ser considerado alfabetizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, devem compreender os seguintes requisitos: Para a Língua Portuguesa, o estudante deve ser capaz de conseguir compreender como funciona o sistema alfabético de escrita, construir com autonomia de leitura e além de aprimorar nas estratégias de compreensão e produção de texto; já para ser considerado alfabetizado em matemática, o estudante deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar e por fim resolver os problemas em diferentes contexto, sempre utilizando conceitos, procedimentos  fatos matemáticos.

Para a Coordenadora Estadual do Programa - regional Várzea Grande, Ednéia Domingas de Miranda no município existe a percepção de mudanças visto que as escolas contempladas estão empenhadas em melhorar a educação de suas crianças. “Percebemos que as equipes gestoras estão desenvolvendo um trabalho de excelência e qualidade, e que com isso irá refletir no aprendizado dos alunos. São vários projetos e programas já implantados e com experiências exitosas, que instiga o aprendizado das crianças, quer seja em programas curriculares ou lúdicos, todos somam, e o desenvolvimento escolar se apresenta de várias formas, onde é perceptível no desempenho individual de cada aluno. Várzea Grande está de parabéns pela sua metodologia criativa de ensino ”, disse ela.

As escolas participantes em 2019, são: Air Addor, Alino Ferreira de Magalhães, Ana Francisca de Barros, Ana Rosa da Silva, Antônia Felipa, Antônio Gomes da Cruz, Antônio Joaquim de Arruda, Antônio Salustio Areias, Apolônio Frutuoso, Aristides Pompeu de Campos, Armindo de Arruda Campos, Ary Leite de Campos, Benedito Abraão Nassarden, Bianka Capilé, Dr. Gabriel Muller, Dr. João Ponce de Arruda, Eunice Cesar de Melo, Ednilson Francisco Kolling, Emanuel Benedito de Arruda, Euraide de Paula, Faustino Antônio da Silva, Honorato Pedroso de Barros, Irenice Godoy de Campos, Jayme Verissimo de Campos, Joaquim da Cruz Coelho, José Estejo de Campos, Júlio Correa, Júlio Domingos de Campos, Juvelina Monteiro de Oliveira, Lenine de Campos Póvoas, Luis Reveles, Mamed Untar, Manoel João, Maria das Graças Pinto, Maria de Lourdes Toledo, Mário Antunes de Almeida, Nair de Oliveira, Napoleão José da Costa, Padre Luiz Maria Ghisoni, Prof.ª Ângela Jardim, Prof.ª Líbia da Costa Rondon, Prof.ª Lúcia Leite Rodrigues, Prof.ª Maria Barbosa, Prof.ª Maria Joana da S. Almeida, Prof.ª Marilce Benedita de Arruda, Rita Auxiliadora de C.Cunha, Ruth Martins Santana, Salvelina Ferreira da Silva, Senhora Dirce Leite, Tenente Abílio da Silva Moraes, Tenente Waldemiro Del. Bertulio, Vereador Estevão Ferreira Cunha e Vereador Zeno de Oliveira.
Direto de Várzea Grande, Luana Silveira - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet