Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:30:03
informe o texto

Notícias / Geral

16/07/2019 às 09:20

Roda de conversa busca aperfeiçoamento para alinhar conhecimento na área de odontologia

Os encontros acontecem a cada dois meses

Leiagora

Roda de conversa busca aperfeiçoamento para alinhar conhecimento na área de odontologia

Foto: Assessoria

A fim de apresentar medidas de prevenção e disseminar conhecimento entre si, médicos dentistas que atuam no Centro Especializado de Odontologia de Várzea Grande (CEO), e também profissionais da Rede SUS de Várzea Grande se reuniram na manhã desta segunda-feira, 15, na própria unidade para participar da roda de conversa, “Café e Prosa”. O encontro que acontece a cada dois meses entre os profissionais propõe a busca pelo aperfeiçoar de conhecimento e troca de informações. Serão 38 servidores que se reunirão durante 2 dias de evento que teve início nesta segunda e será realizado novamente no próximo dia 17, quarta-feira. 

A palestra foi ministrada pela Dr. Marília de Ornellas Sivieri, médica dentista especialista em ortodontia funcional dos maxilares e ortodôntica. A médica falou das medidas preventivas que os profissionais podem e devem trabalhar no dia-a-dia a fim de evitar problemas futuros, principalmente quando se fala em odontologia pediátrica, por meio da prevenção e da educação em saúde. 

“A odontopediatra acompanha o crescimento, as trocas dentárias e os hábitos dos seus pacientes desde o nascimento, com o objetivo de que cheguem à idade adulta com uma boca sadia e funcional, mantendo sempre hábitos que estimulam uma vida saudável para a saúde bucal”.

A dentista e responsável técnica pelo planejamento da Educação continuada dos servidores da rede e do CEO, Renata Pereira Aleixes, fala da importância dessa troca de informação entre os servidores para que a rede como um todo alcance o alinhamento nos atendimentos, proporcionando a população de Várzea Grande um serviço cada vez mais humanizado e de excelência.

“Estamos hoje com todos os profissionais de odontologia, 100% efetivos, ou seja concursados. Isso nos permite trabalhar de uma forma mais alinhada, com profissionais capacitados simultaneamente. A cada treinamento temos a certeza de que os investimentos em capacitações para os nossos servidores são cada vez mais validos, porque esses profissionais não sairão da rede de serviços do SUS municipal. Na capacitação de hoje, não tivemos nenhum gasto. Nossos ministradores são convidados e de acordo com a agenda deles conseguimos realizar essas reuniões a custo zero para a gestão”, explica a médica.   

Na terça feira, 17, no período vespertino os profissionais voltam a se reunir para mais uma roda de conversa. Na ocasião ainda serão tratadas medidas de prevenção com o foco voltado para o atendimento às crianças. “As crianças são pacientes que nos permite trabalhar com prevenção, além disso são multiplicadores de informação. Quando conseguimos orientá-los adequadamente quanto a uma saúde bucal de qualidade, dificilmente eles perdem o hábito da vida saudável durante o decorrer da vida adulta”, diz Dr. Marilia.

O Centro Odontológico atende de segunda à sexta das 7:30h às 17:30h. Estão a disposição da população 16 consultórios, com 31 dentistas que atendem nos períodos matutino e vespertino. Os pacientes são regulados pela rede SUS municipal, por meio das unidades básicas de saúde. Crianças menores de 6 anos, autistas ou com alguma necessidade especial de qualquer idade pode solicitar atendimento diretamente na unidade.
Direto de Várzea Grande, Letícia Kathucia - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet