Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:10:53
informe o texto

Notícias / Política

16/07/2019 às 11:01

Deputados cobram prorrogação de prazo para votação final dos incentivos fiscais

Projeto de autoria do Executivo aumenta carga tributária em diversos setores produtivos de MT

Leiagora

Deputados cobram prorrogação de prazo para votação final dos incentivos fiscais

Foto: Reprodução da internet

Composta por seis parlamentares na Assembleia Legislativa, a bancada do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Democracia Cristã (DC) irão defender junto ao governador Mauro Mendes Ferreira (DEM), ao secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, e a Mesa Diretora do Legislativo que a votação do projeto de lei complementar (PLC 53/2019) seja realizada até o dia 31 de agosto.
 
Trata-se da lei complementar sobre a reinstituição dos incentivos fiscais de Mato Grosso e que institui o aumento de carga tributária por meio da redução de benefícios fiscais às empresas já instaladas em território mato-grossense.
 
O pedido dos parlamentares se ampara na decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que publicou no dia 11 de julho o convênio ICMS 122/2019 prorrogando o prazo da convalidação dos incentivos fiscais até o dia 31 de agosto. A prorrogação atendeu pedido de 22 estados da Federação liderados pelo Rio de Janeiro.
 
Para o deputado Wilson Santos, é essencial que Mato Grosso prorrogue o prazo de votação, uma vez que, outros Estados do Centro-Oeste como Goiás e Mato Grosso do Sul já decidiram votar a convalidação dos incentivos fiscais até o final de agosto.
 
“Em Mato Grosso, o governo do Estado incluiu no projeto a proposta de aumento real de impostos em diversos setores da cadeia produtiva. Se votarmos até o final de julho, Goiás e Mato Grosso do Sul irão votar a convalidação dos incentivos fiscais já sabendo quais serão as novas condições da política de incentivos fiscais em Mato Grosso. Isso é um tiro no pé.  Os Estados vizinhos e concorrentes poderão criar melhores condições para atrair novas empresas e investimentos para si”, ressalta.
 
Ex-secretário de Indústria e Comércio nas gestões dos ex-governadores Dante de Oliveira (já falecido) e Pedro Taques, o deputado estadual Carlos Avalone avalia que a prorrogação do prazo relativo à carga tributária é a medida mais adequada no momento.
 
“Não podemos dar brecha para que empresas sediadas em Mato Grosso sejam incentivadas a migrar para Estados vizinhos em decorrência de alíquotas menores. É a medida mais sensata no âmbito político e econômico”, disse.
 
O deputado Ulysses Moraes apresentou na sexta-feira (12) indicação ao poder Executivo para Mato Grosso aderir ao convênio 122/2019.
 
O parlamentar defende a prorrogação do prazo e alerta para o risco de a reforma tributária em Mato Grosso perder efeito por conta das discussões da equipe econômica do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) de aprovar uma ampla reforma tributária no Congresso Nacional com repercussão direta nos Estados e municípios.
 
“Praticamente todos os Estados aderiram à prorrogação de prazo até 31 de agosto de 2019. Qualquer alteração na legislação neste momento representará nada mais que um desperdício de recursos do poder Legislativo, até porque, o cerne da proposta encaminhada pelo governo, o ICMS, tem grandes chances de deixar de existir por conta da reforma tributária nacional já em fase de discussão”.
 
O deputado Valdir Barranco (PT) é outro que defende a votação do PLC 53/2019 até o final de agosto.
 
"Temos que ampliar as discussões sobre esta pauta levando em conta a capacidade de investimentos de cada setor e considerando os benefícios à sociedade, como geração de emprego e renda. Para tanto, para que haja tempo hábil para debates, apoio a prorrogação do prazo desta votação" disse o petista.
 
O deputado Lúdio Cabral (PT) também é favorável à prorrogação do prazo para votação final do PLC 53/2019.
Direto da assessoria, Rafael Costa
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet