Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
18:55:02
informe o texto

Notícias / Geral

18/07/2019 às 10:16

Servidores de Várzea Grande serão capacitados no curso básico de proteção de defesa civil

O curso tem início no dia 24 de julho e segue até o dia 26

Leiagora

Servidores de Várzea Grande serão capacitados no curso básico de proteção de defesa civil

Foto: Assessoria

A secretaria de Defesa Social de Várzea Grande, em parceria com a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, estará realizando no município, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil. Participam da capacitação, agentes da Guarda Municipal, bem como servidores da Prefeitura Municipal e voluntários. O curso terá início no dia 24 de julho e segue até o dia 26, na sede da instituição, em período integral.

O secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero Dias explica que neste primeiro momento o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil será voltado para os servidores da Prefeitura Municipal, principalmente, os que atuam no setor de gestão e logística, para que em uma situação de conflito ou desastre possam desempenhar as suas funções.  

O Curso de Gestão de Riscos, com ênfase em Proteção e Defesa Civil, tem como objetivo instruir servidores públicos torná-los aptos para atuar com o reconhecimento de diferentes aspectos de crises, análise de suas características e ameaças, elaboração de mapas de risco e de vulnerabilidades, desenvolvimento de planos de gestão e contingência e outras atividades relacionadas à prevenção de desastres e emergências. Para isso, o curso ofertará aulas, atividades e debates sobre temas relacionados à esta área, que é de extrema importância para a sociedade e a defesa civil.

“Durante o curso serão apresentadas as mais variadas situações que podem ocorrer com a intempérie, como por exemplo, uma enchente. Cada secretaria vai atuar de uma forma e, por isso, todas precisam estar atentas a cada detalhe e a cada ação que o fato exige. Daí é necessário que todas as pastas estejam sincronizadas, a fim de consolidar conteúdos de gestão de risco e proteção de defesa civil, com ênfase na atuação municipal. O conteúdo aplicado servirá como unidade de referência da superintendência de proteção de defesa civil”, disse o comandante.

Haverá aulas teóricas e práticas, os participantes serão avaliados de forma continuada durante cada módulo, por meio das atividades práticas e respostas aos questionamentos. Também será realizada uma avaliação final de todos os módulos, com objetivo de verificar o nível de aprendizado dos participantes.

“Os conceitos, leis no contexto geral em gestão de risco, o que compete aos entes federados também serão objeto dos módulos de aprendizagem no curso, além da coordenação de ações em articulação com a união, estado e município”, explicou o secretário.

Já nos dias 27 e 28 será realizado o Curso de Voluntários de Defesa Civil, também voltado para servidores das pastas municipais e pessoas voluntárias. Nesta etapa os participantes estarão sendo capacitados para lidar com os conflitos que possam surgir durante o desempenho das funções.

O secretário de Defesa Social de Várzea Grande disse ainda que a Prefeitura Municipal tem desenvolvido uma política de qualificação, voltada para a excelência dos serviços prestados à população. “Especificamente, no caso da Guarda Municipal, a capacitação é essencial uma vez que eles atuam diretamente nas ações de enfrentamento, por isso mesmo precisam estar preparados de forma física e mental para qualquer chamado”, assegurou Evandro Homero Dias.

CAPACITAÇÕES: Ao longo dos anos os agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande têm participado de cursos de capacitações dentre eles, os de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo – IMPO. A utilização dessa nova tecnologia possibilitou uma maior segurança dos agentes da Guarda Municipal no combate a criminalidade.

Guardas que integram a Rede de Territórios Educativos também participaram no Centro Universitário- Univag- de uma capacitação para atuarem nos serviços ligados ao esporte, lazer, cultura e educação de crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. A formação também contou com a participação de servidores das secretarias municipais.
Direto de Várzea Grande, Kátia Passos - Secom/VG, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet