Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
03:05:34
informe o texto

Notícias / Política

18/07/2019 às 14:06

Em MT, presidente do STF diz que FEX tem que ser tratado no Congresso

O repasse do Fex para Mato Grosso é superior a R$ 450 milhões e deveria ter sido transferido no início do ano

Fernanda Leite e Camila Paulino

Em MT, presidente do STF diz que FEX tem que ser tratado no Congresso

Foto: Assessoria

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, que cumpre agenda em Cuiabá, disse que apesar de dialogar sobre o atraso no repasse do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) aos estados com o ministro da Economia, Paulo Guedes, prefere que assuntos sobre repartições de receitas sejam “resolvidas politicamente no Legislativo e Executivo”.

“Tenho dialogado muito com o Legislativo e Executivo porque muitas demandas que envolvem conflitos federativos chegam ao STF que é o pacificador entre União e os Estados. Conversei com o ministro Paulo Guedes, não só essa, mas outras demandas que envolvam a lei Kandir. Mas outras que envolvam conflitos de repartição de receitas que sejam resolvidas politicamente no Executivo e Legislativo. O poder político é quem deve assumir a solução desses problemas. O judiciário é sempre para resolver o passado, mas não se deve alvorar para decidir o futuro. É nesse sentido que estamos trabalhando, seja no CNJ ou no STF”, pontou o ministro.

O governo de Mato Grosso já avisou que não descarta a judicialização do caso, em função da grave crise enfrentada nos últimos meses. 

Ministro em MT

Toffoli recebeu nesta manhã de quinta-feira (18) do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a mais alta honraria concedida pela instituição, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita.

A agenda do ministro se estende até sexta-feira (19). Entre elas, a solenidade em que ele receberá o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), título de cidadão mato-grossense na noite de hoje, em um evento na Associação dos Magistrados (Amam). 
 
Na sexta, o ministro participa de um encontro com todos os presidentes de Tribunais de Justiça do país que será realizado às 10h, no Plenário 1 do edifício-sede do TJMT.
 
Fex para Mato Grosso

O repasse do Fex para Mato Grosso é superior a R$ 450 milhões e deveria ter sido transferido  no início do ano. Até o momento, o governo federal não sinalizou uma data certa para quitar a dívida.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet