Cuiabá, segunda-feira, 16/12/2019
05:54:43
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2019 às 10:12

Seduc realiza formação com escolas plenas para tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio

A partir do ano letivo de 2020, as escolas-pilotos vão trabalhar a nova proposta curricular baseada na formação geral básica e o itinerário formativo

Leiagora

Seduc realiza formação com escolas plenas para tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta quinta-feira (18), uma formação para as sete escolas plenas de Cuiabá e Várzea Grande, que fazem parte do projeto-piloto do novo Ensino Médio. Na oportunidade, entre vários assuntos tratados, os gestores das escolas receberam orientação sobre o preenchimento da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) e participaram de uma oficina sobre os itinerários formativos.

Segundo o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Alves Barbosa, a PFC é um desenho de como a escola vai trabalhar a flexibilização do currículo no segundo semestre letivo de 2019.

“Essa proposta é baseada no itinerário formativo, projeto de vida e protagonismo juvenil”, destaca.

A partir do ano letivo de 2020, as escolas-pilotos vão trabalhar a nova proposta curricular baseada na formação geral básica e o itinerário formativo.

“O itinerário é a possibilidade que o aluno tem de aprofundamento em uma área de conhecimento – linguagem, ciências da natureza, matemática, ciências humanas -  ou na formação técnica profissional”, explica Barbosa.

Os participantes receberam também o chamado “questionário de escuta”, que será preenchido pelos alunos. O documento elenca uma série de perguntas levando em consideração os interesses deles. Cada escola levou um formulário para o preenchimento dos estudantes. 

Para a coordenadora pedagógica Amanda Katielly Souza Silva, da Escola Estadual José de Mesquita, no bairro Porto, em Cuiabá, “o encontro foi uma oportunidade para debater, conversar, dialogar e tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio”.

A coordenadora pedagógica Silmara Dencate Santa Rosa, da EE Rafael Rueda, do Pedra 90, também em Cuiabá, tem o mesmo entendimento que a colega sobre a formação.

“Apesar de nossa escola já trabalhar o protagonismo juvenil, projeto de vida e disciplinas eletivas, ainda temos muitas dúvidas. Daí a importância de encontros como esses. A nossa expectativa sobre o novo Ensino Médio é grande”, ressalta.

Além das escolas José de Mesquita e Rafael Rueda, participaram também da formação as EE Plenas Cleinia Rosalina, João Panarotto, Antônio Epaminondas, Nilo Póvoas e Honório Rodrigues Amorim.

Nobres

Na quarta-feira (17), os técnicos da Seduc estiveram na EE Nilo Póvoas, localizada no município de Nobres (a 146 quilômetros a Médio-Norte), para a mesma formação aos professores que atuam nessa unidade.

Entre os presentes, o professor Marcelo Barbosa, que avaliou como proveitosa a formação. “Tivemos uma explanação de como irá funcionar, desde o planejamento e responsabilidades dentro da escola, até às horas-aulas para os novos itinerários propostos. Foi uma formação interessante, principalmente pelo fato de a Seduc ouvir o que o corpo docente têm a falar sobre a realidade atual e também para estreitar as informações”, assinala.
Direto da assessoria, Adilson Rosa

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet