Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:45:54
informe o texto

Notícias / Geral

22/07/2019 às 18:10

Executivo, Legislativo e Judiciário selam parceria para estimular o voto consciente

Atualmente, de acordo com dados do Cartório Eleitoral, dos quase 60 mil eleitores registrados no município, 51 mil estão aptos a votar.

Leiagora

Executivo, Legislativo e Judiciário selam parceria para estimular o voto consciente

Foto: Divulgação

O exercício da cidadania por meio do voto.  Este foi o eixo central de uma reunião promovida na manhã de hoje (22) no Cartório Eleitoral de Sorriso, entre o juiz Anderson Candiotto, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e o presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Oliveira. 

“Estamos vivendo um ciclo histórico de total harmonia no município”, declarou o juiz eleitoral, que homenageou o prefeito Ari Lafin com um diploma de honra expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em reconhecimento ao trabalho de parceria desenvolvido pela Administração Municipal de Sorriso e o Judiciário quando do processo de recadastramento biométrico eleitoral. 

“A gestão deve ser feita com foco na união e na institucionalização, de modo que ela possa ter continuidade, independentemente de quem estiver na liderança dos poderes”, destacou o prefeito Ari Lafin em seu agradecimento.

Atualmente, de acordo com dados do Cartório Eleitoral, dos quase 60 mil eleitores registrados no município, 51 mil estão aptos a votar. A revisão biométrica continua sendo feita tanto no Cartório Eleitoral quanto no Ganha Tempo e a expectativa é também oferecer um ponto para recadastramento na região Leste, o que deve ser viabilizado por meio da parceria com a Câmara de Vereadores. 

Agora, além da união de esforços para garantir que todos os eleitores registrados no município possam exercer seu direito de votar, uma nova ação conjunta começará a ser promovida em escolas do município para estimular nos jovens na faixa etária de 16 anos, a importância de fazer o título eleitoral, o que só é obrigatório aos 18 anos.  Esse “despertar da consciência cidadã” deve se dar por meio da promoção de palestras nas unidades escolares, com discussões acerca de civismo e democracia.

A ação é umas das prerrogativas que devem ser desenvolvidas no município para que Sorriso conquiste o Selo Unicef 2017/2020. O objetivo  do Selo é estimular e apoiar os 1,9 mil municípios brasileiros que compõem a Amazônia e o Semiárido brasileiros a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Dados levantados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que capitaneia as ações em busca da certificação, apontam que, somente na rede estadual, que oferece o ensino médio na rede pública de ensino, há cerca de 2,3 mil jovens nesta faixa etária. 

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; o secretário de Governo, Marlon Zanella; o secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho; o procurador-geral do Município, Daniel de Melo, além de outros integrantes do Executivo, do Legislativo e também do Cartório Eleitoral. 

Pauta produtiva

Na oportunidade, os representantes dos três poderes também abordaram outros temas ligados à prestação de serviços à população, como o estabelecimento de mais uma edição do Refis, para permitir que os contribuintes inadimplentes possam regularizar sua situação fiscal junto ao município.  Estiveram ainda em pauta a instalação dentro do Ganha Tempo de uma unidade da Justiça Comunitária, e a realização do Casamento Comunitário, no dia 10 de outubro, para 100 casais. 
Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet