Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:15:32
informe o texto

Notícias / Geral

24/07/2019 às 08:56

Mato Grosso reduz desmatamento no bioma amazônico em 26% no mês de junho

Desde fevereiro de 2019, Mato Grosso vem obtendo resultados positivos no combate ao desmatamento, segundo dados do Imazon

Leiagora

Mato Grosso reduz desmatamento no bioma amazônico em 26% no mês de junho

Foto: Assessoria

Mato Grosso reduziu o desmatamento na Floresta Amazônica pelo quinto mês consecutivo. Os dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), elaborado pelo Imazon, apontam que em junho de 2019 o Estado reduziu o desmatamento em 26% na comparação com junho do ano anterior. Já no acumulado agosto de 2018 a junho de 2019 em relação ao mesmo período de 2017 a 2018, a redução foi de 22%.

Dos oito Estados da Amazônia Legal avaliados pelo Instituto, Mato Grosso é o único que vem apresentado redução no desmatamento desde fevereiro deste ano.

"Estamos alcançando bons resultados graças à coesão da secretaria, comprometimento e dedicação de toda a equipe. Mato Grosso mais uma vez se destaca na implementação de políticas públicas ambientais", comemora a secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti.

Ela explica que o Estado combina as ações de comando e controle com incentivos para valorização da floresta em pé, como o Plano de Manejo Florestal Sustentável.

As ações de Mato Grosso para combater o desmatamento ilegal em Mato Grosso estão elencadas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso (PPCDIF/MT), que já está em sua terceira fase.

O secretário-executivo da Sema, Alex Marega, pontua que as ações de comando e controle estão pautadas no monitoramento constante, por meio de autuação remota e presença da fiscalização; sensibilização dos proprietários rurais; criminalização e responsabilização

Outra frente de atuação mato-grossense para conter o desmatamento e valorizar a floresta em pé é o desenvolvimento de estratégias integradas para o Desenvolvimento Rural de Baixa Emissão (DBRE). De acordo com o Instituto Earth Innovation, de 39 jurisdições que abrigam florestas tropicais em seu território, Mato Grosso é a única que mantém uma ampla gama de iniciativas mais avançadas que abordam a produção agropecuária sustentável para propriedades de grande e pequeno porte.

Essas iniciativas estão todas elencadas dentro da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada na COP 21 em Paris, que inclui 21 metas claras para aliar produção com conservação ambiental e inclusão social. Os marcos foram desenvolvidos por meio de processos participativos que incluíram atores de setores públicos, privados e sem fins lucrativos e buscam o desmatamento líquido zero em todo o estado e zerar emissões líquidas de carbono florestal até 2030, mantendo aproximadamente seis gigatoneladas de CO2 fora da atmosfera, além de manter no mínimo 60% da cobertura vegetal nativa.

Fiscalização

Entre janeiro e maio de 2019, a equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Flora aplicou mais de R$ 222 milhões em multas por crimes relacionados ao desmatamento ilegal. Nesse período foram embargados mais de 44 mil hectares e apreendidos cerca de 3,6 mil metros cúbicos de madeira de origem ilegal.

 
Direto da redação, Juliana Carvalho | Sema-MT 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet