Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:40:30
informe o texto

Notícias / Geral

24/07/2019 às 09:22

Várzea Grande é selecionada para receber curso da Fundação Oswaldo Cruz Saúde e Segurança na Escola

Várzea Grande e Pedra Preta foram os municípios selecionados por Mato Grosso

Leiagora

Várzea Grande é selecionada para receber curso da Fundação Oswaldo Cruz Saúde e Segurança na Escola

Foto: Assessoria

O município de Várzea Grande foi contemplado com o curso Saúde e Segurança na Escola, que é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e pela de Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio das Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

O curso é voltado para educadores vinculados a escolas localizadas nos municípios priorizados pelo Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e beneficiará dois municípios de Mato Grosso, Várzea Grande e Pedra Preta. A carga horária de 180 horas, será certificado como Aperfeiçoamento pela Escola Fiocruz de Governo e pela Universidade de Brasília.

Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis o curso foi oferecido a 10 municípios das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e Várzea Grande entrou no contexto pelos projetos e programas que já vem desenvolvendo, no enfrentamento a criminalidade violenta. Para tanto já possui parcerias importantes como o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Ministério Público, instituições governamentais e não governamentais.

“O curso apresenta uma proposta intersetorial para promover ações integradas de saúde, educação e segurança, na garantia das condições protetivas para a garantia de direitos de educandos de escolas públicas em territórios identificados de alta vulnerabilidade social, em decorrência da violência que atinge crianças e adolescentes”, disse Silvio Fidelis .

“No paradigma da Promoção da Saúde na Escola, serão fortalecidas ações institucionais e de intersetorialidade promovendo articulação entre diversas políticas com a finalidade de construção coletiva para a segurança e a melhoria da qualidade de vida de todos os atores da comunidade escolar. Apostamos na escola como um contexto protetivo e de promoção da confiança para uma convivência saudável, especialmente entre educadores e educandos. Para proteger, a escola precisa se sentir protegida e, para tanto, será fortalecida com parcerias compartilhando com as demais políticas públicas o enfrentamento das questões atuais de violência, associadas ao envolvimento com drogas, presentes no cotidiano escolar e que interferem na qualidade do aprendizado. No cenário das diversas situações de violência vivenciadas pela comunidade escolar configuram-se diferentes demandas e uma diversidade de possibilidades de intervenção. Está focado na formação continuada dos educadores para a abordagem de um dos importantes fatores de risco associados à violência: o uso abusivo de álcool e outras drogas”, explicou o secretário. 

O Curso 'Promoção de Saúde e Segurança na Escola' oferta conteúdos teóricos e metodologias para desenvolvimento de ações de redução dos fatores de risco ao uso de álcool e outras drogas e de fortalecimento dos fatores protetivos existentes no território educacional para o enfrentamento de situações de violência associadas às drogas e drogadição. A proposta busca o desenvolvimento da escola enquanto espaço seguro e protetivo para educadores e educandos.   

O conteúdo é desenvolvido através de quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento da implementação do projeto de promoção de saúde e segurança na escola:

Sendo o Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola; Módulo II - Conceitos e informações sobre álcool e outras drogas: fatores de risco e proteção; Módulo III - A Escola em Rede na promoção de saúde e segurança no território educacional; Módulo IV - Redes protetivas para o enfrentamento da violência e dos riscos do envolvimento com drogas; Módulo V - Implementando o projeto de promoção de saúde e segurança na escola.

De acordo com a representante da Fundação Oswaldo Cruz, professora Eunice Fátima Pedreira, o curso visa formar educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações voltadas para o fortalecimento da comunidade escolar, no enfrentamento das situações de violência em contextos de risco pelo envolvimento com álcool e outras drogas.

Com o apoio e articulação do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas e Cidadania da Prefeitura, o curso terá a participação intersetorial de técnicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Defesa Social, Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Conselho Municipal de Educação, Rede Protege, além de professores e profissionais da Educação das Escolas Lúcia Leite Rodrigues e Joaquim da Cruz Coelho.

O curso de aperfeiçoamento 'Saúde e Segurança na Escola' terá um foco voltado principalmente para as questões relacionadas à violência no ambiente escolar, o uso abusivo de álcool e a prevenção do uso de drogas. Os participantes terão como meta elaborar um projeto sobre os assuntos para sua implementação no final do curso.

Para o secretário Silvio Fidelis, a formação de educadores integrada com demais trabalhadores da rede do cuidado, voltada para a prevenção, incentivará o aprimoramento da busca por espaços de conhecimento, reflexão, trocas e, principalmente, de construção coletiva de novas formas de pensar e agir, com a renovação de posturas, mais ampliadas e corresponsáveis, no manejo compartilhado de conflitos e na dinâmica do processo de trabalho.

“Um trabalho que reflete o apoio e a capacidade de governança municipal, assim como a necessária sustentabilidade deste coletivo, de suas propostas e ações, enquanto importante indutor das diretrizes das Políticas Nacionais”, frisou.

Os municípios contemplados pelo curso 'Saúde e Segurança na Escola', promovido pela FIOCRUZ e certificado pela UNB são: Arapiraca – AL, Aracaju – SE, Recife – PE, Jaboatão – PE, Pedra Preta – MT, Natal – RN, Goiânia – GO, Aparecida de Goiânia – GO e Palhas – TO e Várzea Grande -MT.
Direto de Várzea Grande, Fred Nogueira - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet