Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
05:19:36
informe o texto

Notícias / Geral

25/07/2019 às 11:26

Morre Rowena, ursa que ficou conhecida como 'a mais triste do mundo'

Depois de viver anos de exploração e maus-tratos em circos, Rowena comoveu o Brasil com sua história de superação.

Maisa Martinelli

Morre Rowena, ursa que ficou conhecida como 'a mais triste do mundo'

Foto: Reprodução Instagram

A ursa Rowena, que ficou conhecida como a mais triste do mundo, depois de sofrer anos de exploração no circo, morreu nesta quarta-feira, em um santuário de animais, em Joanópolis-SP. A morte foi em decorrência de um câncer ovariano.

Antes de ser batizada de Rowena, a carinhosa ursa era chamada de Marsha e sua história comoveu milhares de internautas em setembro do ano passado durante a saga de protetores para dar uma vida digna a ela no Santuário Rancho dos Gnomos.

A peluda passou 25 anos levando uma vida de exploração e maus-tratos em circos, até ser resgatada na cidade de Caxias-MA, em 2012, e doada ao Parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, a triste ursinha continuou a sofrer, visto que enfrentava uma temperatura média de 40°C, inadequada para um animal de países frios da América do Norte.

Com a ajuda de protetores, a ursa – que posteriormente recebeu no nome de Rowena - conseguiu ser transferida ao Santuário Rancho dos Gnomos, onde, por mais de dez meses, recebeu todo o cuidado e carinho que nunca havia tido a oportunidade de ter. Com isso, Rowena mudou a pelagem e ganhou 80 quilos, se tornando um animal muito mais feliz e nutrida.

A notícia de sua morte foi dada pelos responsáveis do santuário, que a acolheram com muito amor. Segundo eles, Rowena apresentou mudanças no padrão de alimentação nos últimos dias e, na quarta-feira, sentiu um desconforto abdominal, foi medicada e encaminhada ao Hospital Veterinário da USP. No entanto, a ursa veio a óbito.

De acordo com o santuário, a necropsia apresentou a presença de um grave câncer ovariano com repercussão no cérebro do animal.

“É com muito pesar que comunicamos a passagem da nossa querida Rowena. O Rancho dos Gnomos está em luto...No momento, nos faltam as palavras...”, escreveram Sílvia e Marcos, do Rancho dos Gnomos.

A protetora Luisa Mell, uma das que mais lutaram pela transferência da ursa ao santuário, lamentou a morte da peluda, em um post triste e comovente.

“Com o coração em pedaços. É como me sinto por saber que nossa ursa Rowena faleceu. Depois de tanto sofrimento, décadas de exploração, quando ela finalmente encontrou a paz, Deus a levou”, disse.

“Que sua vida, que sua existência, não tenham sido em vão, mas sirvam de exemplos para que a exploração do tráfico de animais, circos e zoológicos não façam mais vítimas como ela! [...] Prometo que, enquanto viver, preservarei sua memória. Descanse em paz!,” completou Luisa.

A ursa Rowena, com sua história de vida, comoveu tanto os internautas, que chegou a virar personagem de um livro lançado pela cantora Rita Lee.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet