Cuiabá, domingo, 12/07/2020
01:14:30
informe o texto

Notícias / Geral

26/07/2019 às 11:23

Câmara aprova Projeto que permitirá instalação de empresas no bairro Guterres

Cerca de 750 famílias serão beneficiadas com a propositura, aprovada por unanimidade pelo parlamento do Legislativo

Leiagora

Câmara aprova Projeto que permitirá instalação de empresas no bairro Guterres

Foto: Assessoria

Foi aprovado, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei Nº 945/2019, que trata da alteração do zoneamento do Residencial Guterres, que por um erro do Plano Diretor, elaborado em 2015, não permitia a instalação de comércios na localidade. Cerca de 750 famílias serão beneficiadas com a propositura, aprovada por unanimidade pelo parlamento do Legislativo. Além disso, o projeto também modifica o zoneamento do Distrito de Comércio e Serviços Valdemiro Gueno e do  Distrito Industrial IV, área exclusivamente industrial.

Durante a discussão da matéria, a vereadora Carmen Betti (PSC),  demonstrou a satisfação do Poder Legislativo, em poder votar o projeto e modificar a realidade das famílias que moram no local. “Por um erro material do Plano Diretor, o bairro ficou 100% residencial, o que dificultava a vida dos moradores. Como o Guterrez é afastado da área comercial e a maioria dos moradores não tem condição para pagar mototaxi ou táxi para realizar suas compras, o sofrimento das 750 famílias era grande”. Ela ainda reforçou que “foi uma jornada grande até aprovação do projeto, pelos diversos entendimentos em relação ao fato, mas que agora é momento de comemoração”.

O vereador Kinha Juritis (PV) também debateu a importância de alterar o zoneamento. “Feliz em fazer parte dessa legislatura e poder auxiliar as pessoas que mais precisam do Poder Público. Tenho certeza que inúmeros benefícios chegarão com a aprovação desse projeto”.  Comungando da mesma ideia, o parlamentar Araújo do Sindicato (PP) salientou que a instalação de empresas, como mercado, salão de beleza, lanchonetes, padarias e outros, possibilitará uma melhor qualidade de vida à comunidade do Guterres.

 Na visão do vereador Piru (PP), esse projeto possibilitará também a livre concorrência. “Os moradores não vão ficar subordinado aos comércios do bairro Tuiuiú e nem terão que gastar com locomoção para ir até o centro comprar o que for necessário para sua rotina. Isso proporcionará menos gastos ao comerciante”.  O parlamentar Neri (PDT) representante da localidade, lembrou que essa luta é de muito tempo: “mas dependia do Executivo encaminhar o PL para nós. Fico feliz com a aprovação da matéria que beneficiará também o Tuiuiú”.  Para a vereadora Iva Viana (PDT) esse é um momento dos moradores comemorar essa importante aprovação. “Agora a situação vai mudar. Em breve o projeto será sancionado e as pessoas poderão ter mais qualidade de vida”.

Ainda durante a discussão do PL, o vereador Manoel Mazzutti (MDB) reforçou a importância da aprovação, mas demonstrou preocupação em relação ao sossego público. “Conclamo as pessoas que instalará seus comércios no bairro que, não se esqueçam de se preocupar com o sossego público das pessoas que lá moram. Precisamos de consciência. Som alto incomoda muito”.  O presidente Paulo Márcio (DEM) também comentou sobre a importância dessa consciência coletiva. “Debatemos muito isso, na audiência pública, para elaboração desse PL. Estive a frente com alguns moradores lutando junto ao prefeito para concretizar esse sonho. No entanto, tenho muita preocupação, pois mudamos aquela região para outro tipo de zoneamento e poderão surgir problemas parecido com o Bairro São José, que existem empresas que atrapalham o sossego público”, disse.

O vereador Luis Costa (PR) mencionou também sua preocupação, mas reforçou que esse PL dará oportunidades de empreender e geração de emprego e renda.

 
Direto de Primavera do Leste, Driely Pinotti, Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet