Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
11:35:12
informe o texto

Notícias / Geral

26/07/2019 às 15:02

Confira como era e como ficou o Hospital Estadual Santa Casa após a requisição do Estado

Ação do Governo resultou na recuperação das estruturas, que transformou os setores sucateados em uma moderna unidade de saúde 100% SUS

Leiagora

Confira como era e como ficou o Hospital Estadual Santa Casa após a requisição do Estado

Foto: Reprodução da internet

A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, passará a receber os primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde 100% SUS – Sistema Único de Saúde.

As intervenções de readequação predial realizadas nas estruturas do Hospital Estadual Santa Casa foram concluídas. Durante 60 dias, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), trabalhou intensivamente para recuperar a unidade, que estava em péssimas condições estruturais e com vários setores totalmente sucateados.

As estruturas internas e externas receberam pintura, troca de piso, manutenção no telhado, reajustes na rede elétrica, revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cozinha, refeitório e recepção do setor administrativo. Para realizar todas essas melhorias, foram investidos, aproximadamente, R$ 2 milhões. As obras transformaram os antigos setores em uma moderna unidade de saúde, com estrutura agradável para pacientes e os profissionais que irão trabalhar no local.

Uma grande transformação aconteceu em todos os quartos da Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). No caso das alas de internação voltadas para o atendimento e o tratamento das crianças, houve uma preocupação em tornar o ambiente mais leve, aconchegante. Isso vai proporcionar um processo de tratamento menos doloroso aos pequenos. As paredes receberam uma pintura especial, com animações infantis, totalmente lúdicas, proporcionando uma visão divertida no local.

Os pisos dos corredores foram trocados e as paredes da unidade receberam protetor de parede, tecnicamente chamados de "bate-macas". O antigo modelo não atendia as normas técnicas, e foi substituído por peças produzidas com materiais recomendados, todos de plástico.

Além dos equipamentos de ponta que foram instalados nas UTIs, todos os quartos receberam uma estrutura com cortinas, divisórias ao redor das camas, proporcionando mais intimidade aos pacientes durante os procedimentos de higienização do corpo e troca de roupa.

A recepção do hospital passou por ampliação e o espaço foi dividido em dois ambientes. A sala de atendimento foi estruturada, recebeu pintura com cores de tons leves e um conjunto de luzes, que proporcionou uma boa iluminação interna no ambiente.

Anexo à recepção, a segunda sala foi transformada em um amplo espaço para acomodar os pacientes que aguardam o atendimento. O local foi equipado com televisor, jarros de plantas e quadros com mensagens motivacionais para estimular todos aqueles que estão em processo de tratamento. 

Os três jardins da unidade foram totalmente recuperados e sua estrutura foi revitalizada. Esses espaços de convivência são recomendados pelos médicos, pois beneficiam o paciente durante o processo de tratamento e recuperação. Antes, o local não possuia uma estrutura adequada, pois havia muita vegetação, sem calçamento e com vários locais com retenção de água parada, espaço que poderia proliferar e gerar doenças, tais como dengue.

Atendimentos

Com todas essas etapas concluídas, a unidade se prepara para receber os primeiros pacientes, que irão chegar na próxima segunda-feira (29), para realizar os tratamentos oferecidos no maior hospital do Estado. Para este início, a unidade dividiu o retorno das ofertas de atendimentos em duas etapas.

De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (para intercorrências das UTIs).

Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade contemplam o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.

Já na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade.

Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias. As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha.  

Para prestar os atendimentos no hospital, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

É importante destacar à sociedade que o funcionamento desta unidade será porta aberta referenciada. Isso significa que, em casos de urgência, o paciente deverá, inicialmente, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica para atendimentos. Neste caso, o médico é que irá determinar se o paciente será transferido ou não para o Hospital Estadual. 

Para este início, o hospital contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 11 leitos de UTI adulto, 9 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

Porém, quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todos os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).
Direto da assessoria, Carlos Celestino
Corredor
Enfermaria
Jardim
Recepção
Recepção
UTI Neonatal
UTI Pediátrica
UTI Pediátrica




 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet